Old Days Alone | #Fotolivro

O fotógrafo Henry Milleo lança seu primeiro fotolivro. Com o título “Old Days Alone”, o livro traz o resultado de um projeto fotográfico que se iniciou em 1996 e transcorreu com um boa maturação até o presente. O lançamento sai com o selo da editora Artisan Raw Books, especializada em fotolivros.

O projeto pode ser lido com uma representação de sua relação com a fotografia e trajetória profissional. Metáfora também para a vida, especialmente se considerarmos esse tempo suspenso. Para explorar essa história e contexto foi necessário um minucioso trabalho de edição – não somente no que diz respeito à seleção de fotos, mas para construir uma linguagem visual que desse respaldo à narrativa proposta. Para isso, foi preciso mergulhar em um arquivo com quase 5 mil fotos em negativo e redimensionar essa narrativa para as 44 páginas do livro.

Esse processo de revisitar o arquivo fotográfico ocorreu em meio ao período de pandemia. O isolamento social proporcionou essa reflexão na qual ele diz ter sido uma espécie de jornada. “De certa forma esse projeto também é uma fuga”, pondera. “Um mergulho na memória dos tempos em que eu podia dar vazão à natureza nômade do fotógrafo, partindo para retratar uma história.”

O livro apresenta 28 fotografias em um preto e branco que respeita as perfeições e imperfeições do tempo (analógico). Seleção primorosa com uma linguagem que expõe de forma direta e indireta essa jornada fotográfica. Principalmente pelo fato de Milleo ter iniciado a carreira no tempo em que o filme negativo (e diapositivo) era a opção. Ademais, a seleção é bem particular e pessoal, com imagens que trazem uma observação que ocorria concomitante ao seu trabalho como fotojornalista.

Serviço:
• Old Days Alone
• Disponível em: Artisan Raw Books – editoraartisan.com.br
• Os primeiros 10 exemplares vendidos vão acompanhados de um fotozine artesanal, que aprofunda o leitor sobre o projeto.

Primeira impressão
Preto e Branco
Tiragem: 30 cópias
44 páginas
Capa: Flexível
Miolo: Offset 150g

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s