Uma forma de diário | #Aspas

Pintar é apenas outra maneira de escrever um diário. – Pablo Picasso.

O que dizer da fotografia, então?

Facilmente poderíamos substituir que fotografar é apenas outra maneira de escrever um diário. Especialmente pela quase onipresença das imagens mediando nossa existência. Ademais, há o fato da fotografia ter sua linguagem, seus elementos e sintaxe própria. Advento da era moderna, máquina de ver, proporcionou outra escrita. Aquela da luz, para citar um clichê.

Nossa vida é escrita por meio de imagens, por memórias visuais – virtuais. Deixamos um vasto rastro visual no continuum de tempo. Construímos (e compartilhamos nas redes) relatos, lances, recortes do nosso cotidiano, registros da intimidade. Também inventamos, criamos fábulas modernas, simulacros e simulações. Ou como destaca um texto destinado a uma palestra do fotógrafo Marcio Scavone:

O mundo que vivemos tornou-se o mundo das imagens e não mais o mundo das palavras. São as imagens que agora definem a nossa idéia de beleza.

Escrevemos tudo com essa máquina de ver que agora está nos aparelhos de falar (celulares e smartphones). Por fim, talvez, isso ocorra porque somos naturalmente contadores de histórias. E isso pode ser pela escrita em si, pela pintura ou mesmo pela fotografia.

Isso é ponto autal. E o futuro, o que nos aguarda? A mediação pode mudar. Assim como mudou do quadro para a foto, da máquina de escrever para o computador, dos negativos para a fotografia digital. Do material para o imaterial, para o virtual. Assista o “Burned Picasso”, um projeto NFT.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s