Qual o papel do fotógrafo? | #Aspas

O papel do fotógrafo é documentar e para isso o necessário é uma câmera eficiente e intuição. – Henri Cartier-Bresson .

O papel do fotógrafo não é somente documentar o mundo, mas revelar, interpretar, denunciar, fantasiar (por que não?). Enunciar num sentido amplo, plural, universal e, também, da intencionalidade. Ir muito mais além do que o simples fato dado, do que o operar uma câmera.

Obviamente, a frase de Cartier-Bresson está num contexto histórico e pontual, especialmente orientada pela proposta fotográfica da Magnum e de Robert Capa. Entretanto, assim como o tal “instante decisivo”, tão publicitário quanto verdadeiro, a expressão é fraca e simplória – mesmo considerando o contexto toda a construção do imaginário acerca dos fotojornalistas.

Pode ser que Bresson nunca tenha verdadeiramente aceitado e superado os dilemas da fotógrafo-artista ou artistas-fotógrafos e ser fotógrafo propriamente. Mas, é pura especulação. No sentido de “documentar”, consta que Robert Capa até chamou a atenção dele para fugir do pictorialismo.

Posteriormente, o autor da máxima de que o melhor momento pode ser sintetizado num único frame do tal instante certo, rendeu-se a sua paixão que era a pintura. Preferiu ter a mão e o pincel como fonte de expressão, em vez da máquina, dos olhos e dos químicos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s