Visadas de uma cidade | #ExposiçãoFotográfica

Uma cidade pode ser revelada (vista, explorada, fotografada …), interpretada e entendida de várias maneiras, por ângulos, aspectos e conceitos variados. Desde algo relativo à sua concepção material (arquitetura, urbanismo, estética) ou mesmo por suas dinâmicas (cotidiano, povo, relações e interações com o meio, com a urbes). Um pouco disso é o que você vai ver (ou redescobrir) na exposição fotográfica “Camadas Curitibanas” com os olhares dos fotógrafos André Sanches, Guilherme da Costa, Maringas Maciel e Paula Moraes explorando a urbanidade da capital paranaense.

Instalada no Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba, a abertura da exposição ocorre no próximo sábado (21) e permanecerá aberta até 21 de novembro. Vale reforçar que a exposição segue as recomendações e as devidas restrições e cuidados (número limitado de pessoas circulando). Boa pedida para quem estava com saudades de visitar uma boa mostra fotográfica. Melhor ainda é que a entrada é franca.

Em relação ao trabalho, de acordo com o texto de abertura da exposição, de autoria do arquiteto Fábio Domingos Batista, “não existe uma só cidade, assim como não existe um só olhar”. Assim como a “a cidade é o suporte da criatividade humana, é uma construção coletiva e contínua que se estende por milênios e que nunca será finalizada. Também é o lugar dos encontros, das trocas, de afetos, paixões e conflitos que se estabelecem diante de uma permanente relação de destruição e criação”.

Esse substrato conceitual conduziu o olhar dos quatro fotógrafos que transitam entre temas, escalas e fragmentos, mostrando uma cidade ao mesmo tempo cotidiana e desconhecida.

A partir das lentes de Paula Morais, Maringas Maciel, Guilherme da Costa e André Sanches será possível descobrir ou redescobrir uma possível urbanidade e, talvez até, desafiar o público a encontrar a sua própria Curitiba revelada a partir do olhar do outro. “Pois não é desta maneira que conhecemos a nossa própria cidade?”, questiona Fábio Domingos Batista


Texto elaborado a partir do texto de abertura da mostra, de autoria do arquiteto Fábio Domingos Batista.


Serviço:
O que? – Exposição fotográfica “Camadas Curitibanas”
Quando: 21 de agosto a 21 de novembro
Onde: Museu da Fotografia de Curitiba
Entrada: free

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s