Garis – simbologia curitibana | #DoArquivo

A cidade de Curitiba tem vários elementos que são muito característicos. Algo bem no sentido simbólico. Há os pontos de ônibus, conhecidos como “tubos” (projeto do arquiteto Jaime Lerner, falecido recentemente), o petit-pavê, as araucárias, as capivaras, os parques e até mesmo os guarda-chuvas (como um elemento relacionado ao temperamental clima). Isso só para elencar alguns. Humanizando a questão, trazendo para o campo do sujeito, acredito que os garis, coletores; trabalhadores, são um grande elemento simbólico dessa imaterialidade que é a identidade de uma cidade.

O asseio, os cuidados, o recolhimento do lixo (pois há os garis, os coletores do caminhões), a limpeza das ruas em Curitiba tornou-se uma marca. E brilhe o sol, caia a chuva, vento ou até a lenda urbana da neve (que vai ano e vem não não acontece), lá estão eles trabalhando.

Difícil não alimentar um carisma, um respeito por esses profissionais da limpeza. Sendo assim, sempre que posso, que convém ou mesmo me é permitido, faço um retrato, uma foto em um sentido de visibilidade, de mostrar que eles também são e fazem a Curitiba acontecer. Encontrei essas no arquivo. São de 2013 e foram uma solicitação do editor para o “banco de imagens” para o caderno Vida e Cidadania.

Um outro exemplo, para fechar: no Carnaval de rua, no desfile propriamente, logo após a passagem dos carros alegóricos, os garis fazem a varreção da avenida. Empurram seus carrinhos de varrição (não sei se o nome correto é esse), iluminados pelos holofotes ganham um ar alegórico, imponente e todo performático. Se não fosse pela rapidez, diria que são um bloco. E justamente por isso, são aplaudidos pelo público. Singelo e bonito.

Hora dessas ainda elaboro um projeto para homenagear.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s