A beleza do ordinário | #Aspas

Capture os gestos comuns de pessoas comuns em situações comuns. – Robert Doisneau.

Eis o cerne e a beleza do ordinário.

Saquei algo acerca desse contexto por volta de 2014 e 2016, quando arrisquei explorar uma fotografia preto e branco, com intensa luta entre o claro e o escuro. A busca foi pela cidade, por ruas, praças e lugares trivias da vida rotineira de uma cidade. O resultado foi o trabalho Iluminados – a beleza do cotidiano.

A série fotográfica extrapolou minhas espectativas. Foi publicada mais de uma vez, engajei-me em duas exposições e até me proporcionou um prêmio nacional com o tema fotografia de rua. Achei, na época, que seria apenas mais um trabalho para preencher o espaço que tínhamos no jornal.

Comentei na revista Vida Simples que tudo foi um exercício do olhar, um esforço em ver algo além da mera aparência. “Às vezes andamos tão atarefados, com pressa, que nos esquecemos de notar o quanto há de beleza ao nosso redor”. Dedicação para ver/rever muitos dos lugares em que eu circulava todos os dias, porém já não dava muita atenção resultado de um olhar viciado. Foi um exercício para achar o extraordinário.

E, como ressalta a citação atribuída ao Robert Doisneau, certamente as coisas mais comuns, como o registro de um senhor voltando de um dia inteiro de trabalho por uma rua iluminada, a cena de rapaz que incorpora um ser imaginário pela rua para ser parte de um conto, a lida de padeiro ou mesmo um cego que encontra um local para contemplar do seu jeito o movimento da cidade. Foram momentos, lances, que encontrei nesse esforço fotográfico, nesse flanar. O resto não dependia de mim, bastava aguardar a luz se apresentar e fazer sua dança. E quando esse momento do acaso ocorria, basta ser fotógrafo, estar lá e capturar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s