O fim da fotografia – ou um novo começo Pós-fotografia? | #insights

A fotografia assumirá qual papel-função na história futura?

A fotografia desempenhou papel fundamental num momento ímpar da história, especialmente na sociedade industrial. Simplesmente registrou e narrou os principais fatos da história do século 19 até a atualidade. Por meio da fotografia – analógica e posteriormente “digital” – pudemos ver o mundo, as suas agruras, suas maravilhas e todas as manifestações e experiências dessa aventura humana. Além disso, também conseguiu transpor seu mero tecnicismo e alcançou outro patamar mais cultural e representacional.

São inúmeras as transformações que estão ocorrendo. A realidade atual está sendo adaptada, assistida, algoritmizada, incorporada em teias e teias de redes. Fala-se no pós-fotografia, o vídeo, memes, nfts, entre outras abordagens, transgressões e linguagens.

Por fim, o questionamento: será que vai ser a fotografia conseguir produzir e narrar a história futura? Permanecerá, desaparecerá, transformar-se-a em algo dentro do hibridismo de mecanismos e linguagens, ou simplesmente será algo quantitativo e não qualitativo?

Anteriormente mencionei algo nesse sentido em que abordei esse movimento Pictures. Recordo-me até de ter mencionado Philippe Dubois, no qual aborda e estuda essa movimento pós-fotografia ou pelo os desvios do não uso tradicional do que chegamos a entender o que era uma foto e suas funcionalidades.

Num próximo post posso comentar sobre o futuro do fotojornalismo – ou dos fotojornalistas. Estou bolando um insight sobre isso.

SE VOCÊ GOSTOU DESTE POST, NÃO SE ESQUEÇA DE COMENTAR, COMPARTILHAR E INDICAR PARA OUTRAS PESSOAS QUE CURTAM FOTOGRAFIA, ARTE E AFINS. GRANDE ABRAÇO E ATÉ O PRÓXIMO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s