Por dentro do Porto de Paranaguá – à noite | #DoArquivo

Está sentindo esse cheiro? Deixa eu ver: digamos de soja, água, ar abafado e mais sabe-se o quê. A cabeça balançou positivamente. “Esté o cheiro do dinheiro, cheiro de dólar”, emendou a pessoa encarregada de nos acompanhar durante a visita ao Porto marítimo de Paranaguá. Uma forma de quebrar o gelo e falar da importância do lugar.

Fiz uma visita ao porto de Paranaguá e foi uma boa oportunidade para conhecer um dos mais importantes complexos portuários do país, responsável pela forma e estrutura e responsável pelo escoamento de toneladas de grãos entre outras operações internacionais acolhendo a importação. Nem é preciso estender acerca da importância econômica e desenvolvimento que um porto gera. Além da óbvia logística em grande escala – só para ter uma noção, segundo o site da Administração do Porto de Paranaguá e Antônina (APPA), a movimentação de janeiro/2021 foi de 3.406.098 toneladas – há a geração de empregos, desenvolvimento região, fortalecimento do empresas e players no mercado. Enfim, esses lances que fazem a coisa toda se transmutar e virar dim dim. O porto do Paraná não fica atrás para nenhum porto nacional. Os números são favoráveis.

Bem, para isso acontecer há muito trabalho por trás. Tanto na área de administração, gestão, quanto na base. Mita gente trabalhando, caminhões entrando e saindo. O porto de Paranaguá funciona 24 horas por mais de 50 anos. Fomos guiados para entender um pouco do operacional, conhecer as instalações e processos que ligam aquilo que o produtor plantou, cuidou e, agora, encher o navio cargueiro e ir para a mesa de chineses, por exemplo.

E não são apenas os números que são grandiosos, tudo ali é em escala aumentada. Caminhei por um trecho e você até se sente pequeno nas paredes de containers, de máquinas, dos guindastes e dos navios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s