25 posts selecionados para ver, rever e recomendar | Recomendável #23

CELEBRANDO 100 DIAS CONSECUTIVOS DE POSTAGENS

Completamos cem dias de postagens ininterruptas. Cem dias de blogagem e postagens diárias. Isso quer dizer o quê? Não muita coisa, na verdade. Eu não ganhei nada com isso e você, digamos, também não muito. Mas, estamos inventando arte, pensando fotografia e, às vezes, até filosofando.

Dessa forma, o #Recomendável da vez é um autorrecomendável. Ou seja, vou me autossugerir. Sem presunção ou afetação. Sem Sendo assim, segue a sugestão de posts do blog feitos ao longo desse tempo.

Uma boa pedida para quem não conhece o blog. Para você que já conhece, vale como uma oportunidade para rever e compartilhar o conteúdo das seções como Recomendável, SingleShot, opiniões do Xis, fotógrafo referência, Do Arquivo ou mesmo os artigos (textões). A ideia é ir acrescentando outros de mais relevância, sempre com foco na processo crítico e evolutivo. Lembrando, caso tenha alguma sugestão para conteúdo manda aí que posso avaliar em produzir. Seria legal!!

Aproveintando a questão do conteúdo, como foram muitos dias de labuta diária por aqui, é hora de manter o projeto de revigorada do site e cada vez mais ir melhorando o conteúdo e não somente manter postagens fracas. Para isso, o ritmo de publicações não será mais diário. Entretanto, a ideia é focar mais em conteúdo aprofundado, explanativo e opinativo sobre alguns temas – textão mesmo. Ir ampliando o leque de assuntos, por assim dizer. Figurinhas e vídeos com performances chamativas, o Tik Tok é uma boa pedida. No mais, a gente continua por aqui.

1 – Iluminados

O primeiro post do blog foi sobre um conjunto de fotos intitulado “Iluminados – a beleza do Cotidiano. Um trabalho em preto e branco de alto contrateste. Deu boa, pois com ele iniciei uma outra fase na minha fotografia.

2 – Iluminados

De 2015, ainda vale dar uma sacada no “Batalha do Centro Cívico” com a cobertura dos protestos dos professores que acabou em infeliz pancadaria com o Estado sentando a bordoada nos professores.

3 – A última lição

“A Última Lição”, storytelling intimista em que conto os últimos dia de Antônia Jacovicz (minha avó) e o que aprendi com isso.

4 – As paredes estão aí a falar e insistem em não se calarem

“Falam as Paredes” – um trabalho com foco nas pichos e sígnos de expressão política

5 – O gigante acordou

Em 2013, cobri a jornada de protestos de junho e julho. Aquela coisa toda de o “gigante acordou” e que acabou sendo o início de um contexto político e histórico para o Brasil.

6 – O desafio do retrato

O Desafio do Retrato – posts com comentários e sugestões sobre essa coisa tão significativa da fotografia que é o Retrato – 1, 2, 3, 4, 5 artigos.

7 – Clássico the americans

Um post que recomendo é sobre o trabalho “The Americans”, de Robert Frank, com a minha visão dos dito e não-ditos desse livro que é um marco na história da fotografia americana.

8 – Vida de fotógrafo

Perrenga, falta de trampo e quebrar a cabeça para contornar essa situação que veio junto com o coronavírus. Série de posts com opinião e especulações sobre como vencer esse período. Siga os links

9 – somos nada

Somos um número – aquele devaneio filosófico sobre esse tempo suspenso em que nos apequenamos.

10 – na rua sob ameaçã da covid-19

Tudo era meio incerto, cheio de receios, sem orientação e procedimentos de segurança. Tudo era novo, inclusive o medo. Na Rua fotografando sob ameção do Coronavírus 1, 2, 3, 4 e 5.

11 – falando a real
12 – aventura e descoberta fotográfica com uma criança

Para suportar e passar e tempo no isolamento, o jeito foi inventar brincadeiras. Joguei a câmera (celular) nas mãos do meu filho de 3 anos e propus uma aventura fotográficas.

13 – fotógrafos referência

Posts sobre alguns fotógrafos que acompanho o trabalho e sigo nas redes sociais. Fotógrafo referência

14 – especulações sobre fotografia

A Arte Oculta da Fotografia – e que deveria ficar assim

15 – vídeo – vida de frila

“Vida de Freelancer”. Comecei a postar links com vídeos que tem a ver com a nossa proposta. Esse foi feito no tempo de faculdade por um colega de trabalho (Victor Ferraz). Ou um outro como A psicologia da Cores.

16 – garimpado no hd

Do Arquivo – resgate de fotos do meu becapê. Nessa do exemplo, cartazes para lembrar. Uma das fotos que fiz e considero relevante. Interprete.

17 – Debate fotográfico

Aqueles dias que acordo pensando e filosofando sobre fotografia. Artigo “Muitas imagens e pouca fotografia”. Também vale ler A Busca pela Curtida.

18 – criatividade

Estava lendo muita coisa sobre o processo criativo. Aproveitei para compartilhar e dar meus pitacos em Paralisia Criativa.

19 – opiniões, devaneios e outras

Xis da questão. Lancei breves comentários. Fotografar é fácil. Difícil é saber o que fazer com as fotos.

20 – entre erros e acertos.

Tenho minhas posições e opiniões sobre o que é erro e fracasso e como eles são importantes no curso, no processo evolutivo. Neste post abordei um pouco sobre isso.

21 – livros da estante

Livros e coleção – comentei sobre alguns livros que fotografia. Os que eu tenho comigo. Seção livros.

22 – mais sobre criatividade

Textão sobre aqueles dias em que não sem inspiração. Abismo criativo – entre o criar e o realizar

23 – arte e negócios

Falei sobre a venda dos meus produtos, como essas iniciativas são importantes para a sobrevivência e manutenção da arte. Afinal de contas, você trabalha com o quê? Se quiser adquirir ainda temos prints, quadros, blocos… Chega na loja!

24 – snapshots

Categoria nova no blog. Seguindo a linha do #SingleShot, com fotos single de pautas, ensaios e outras investidas fotográficas, a #Snapshot contempla a produção de mobilephotography.

25 – singleshot com rua noite cor cwb

Chega,neh. Por fim, mais fecho apresentando a série de Posts #Singleshots com as imagens da série Rua Cor Noite Cwb. Trata-se de minha última investida de streetphotography durante esses dias de pandemia. No decorrer da semana, falo mais sobre esse ensaio e apresento a materialização dele.

Bom, gente, é isso. Espero que apreciem o #Recomendável desse começo de semana – fim de domingão. Demorei, pois deu um certo trabalho para montar toda essa listagem.

Espero que curta, compartilha e se for um pouco mais corajoso, adquira um produto nosso, anúncie ou proponha uma parceria. A gente agradece.

Fiquem bem, se cuidem (a vacina ainda vai demoar, fica esperto!).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s