Igrejas em ruínas | #Recomendável

O designer, diretor criativo e fotógrafo Francis Meslet viajou por toda a Europa em busca lugares abandonados. Ele desenvolve várias séries nesse sentido, que podem ser apreciadas no site pessoal do fotógrafo. A sugestão é para conferir “Abandoned Churches – Unclaimed Places of Worship”.

Altares que não resistiram ao tempo, afrescos desbotados, a fé que ecoa no silêncio e no pó de igrejas abandonadas. Ficaram lá, esquecidas, como um testemunho de fé. A série virou um fotolivro, editado em 2020, pela editora independente Jonglez Publishing.

O interessante desse trabalho fotográfico é poder observá-lo em dois sentidos. Há um simbólico, mais interpretativo acerca da natureza material da religião. Tudo se esvai e é muito frágil. A religiosidade destruída sob a inexorável ação do tempo.

Mas, também algo menos niilista. Podemos inferir que tudo não passa de uma verdade teológica. “ […] até que voltes ao solo, pois da terra foste formado; porque tu és pó e ao pó da terra retornarás!” (Gênises 3:19). Ou seja, do que nasce do pó, ao pó regressa.

Diz aí: Fé, descrença, decadência, materialidade, religiosidade decaída. Ou algo mais filosófico e teológico. Cabe a você escolher o que pretende sentir.

Conferi a série e divulgação do livro em dois sites. Público PT e Bored Panda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s