Motos, velocidade, terra e… tombos | #DoArquivo

Durante um período, especialmente 2008 a 2010, fotografei corridas de moto, nas modalidades Supercross, enduro, cross country, motocross, Velocross e afins. O esporte não é tão popular (o que é uma pena), mas tem lá seus adeptos e fãs.

A coisa toda era bem puxada. Era preciso viajar para as etapas, acordar muito cedo e ralar o dia todo tirando fotos debaixo de sol, chuva, pó, lama e de todos intempéries do tempo. A remuneração não era lá aquelas coisas, mas rendia muito diversão.

Como todo esporte tem lá suas peculiaridades. Há um jeito certo do cara fazer as curvas, as ultrapagens, a habilidade dos pilotos e até a maneira de cair. Aliás, era justamente os tombos que rendam algumas fotos legais para ter algo diferente.

Havia um tal de não fotografar tombos ou mesmo o atendimento médico. Algo assim para não ter “imagens depreciativas” do esporte. Não no meu caso que achava aquilo tão inerente ao esporte. Eu enxergava certa plásticidade nesses tombos. Quando a pista vencia a habilidade dos pilotos.

E por mais que o tombo parecesse estrambólico, dificilmente algum piloto saia ferido ou com algo mais grave. Muito, muito raramente. Os equipamentos de proteção são pensados justamente para isso. Presenciei um choque de motos numa curva, um dos pilotos caiu e a perna dele foi parar ali naquela parte da corrente e relação. Todo mundo correu a achou que a perna do cara tinha estraçalhado. Certamente, caso ele não estivesse bem protegido com o equipamento, a coisa teria sido feia. Por fim, ele se levantou e tocou a moto novamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s