Por dentro da invasão do Capitólio (EUA) | Recomendável #21

O assunto da semana foi a invasão do Capitólio dos Estados Unidos, na quarta-feira (6), durante a certificação dos resultados da eleição presidencial com a vitória de Joe Biden. As cenas de violência dos militantes violentos pró-trump, que mais pareciam terem saído de um show freak ou do período medieval, ganharam as redes sociais e foram publicadas abundantemente nos veículos de comunicação. Homens (e mulheres) sectários, com bandeiras sulistas (do tempo escravagista), bonés lutando para queimar a cara dessa coisa chamada democracia e, consequentemente, dos Estados Unidos como referência o assunto.

No que diz respeito à cobertura, vale conferir as imagens do incidente da invasão e insurreição incentivada pelo presidente derrotado Donald Trump. Então, o #Recomendável desta semana, segue com uma lista dos fotógrafos que registraram esse momento infeliz na história e política americana.

Antes de sair, vou destacar também um outro ponto pertinente que foi levantado após a públicação das imagens. Pensa se quem tivesse invadido o Capitólio dos EUA fosse m os negros e manifestantes Black Lives Matter. O resultado teria sido mortal, segundo advogados dos Direitos Civis. Logo, levantou-se a discussão dos “um peso, duas medidas”. Pois, para alguns observadores, o tratamento ameno que foi dado à multidão pró-Trump, que invadiu o Capitólio e a repressão nos protestos Black Lives Matter. Para pensar!

» Dentro da Insurreição. O experiente fotógrafo Louie Palu estava no Capitólio quando a multidão de apoiadores de Trump não aguentou protestar e partiu para a violência.

https://www.nationalgeographic.com/photography/2021/01/louie-palu-interview-inside-the-capitol/

» Fotos da AP – Seleção de imagens do staff da Associated Press. Diversos fotógrafos.

https://apimagesblog.com/blog/2021/1/7/scenes-of-violence-at-us-capitol-shock-world

» Ron Haviv – Seleção do fotógrfo Ron Haviv, da Seven

» P3 Público – O que sobrou da invasão – fotos com o rescaldo (após o incidente). Clique aqui.

» Reuters – Fotos de dentro do Capitólio pelos fotógrafos da agência Reuters.

A polarização e a defesa quase messiânica de políticos populistas (seja ele tido como de esquerda ou direita, capitalista ou comunista) está levando a uma cegueira estúpida, ao debate raso e o risco de adentrarmos num período medíocre da humanidade. Ou melhor, será que não foi sempre assim? A coisa apenas é cíclica, costuma dizer um colega que gosta de bancar o analista social. A questão contemporânea na qual, pelo menos, respeitava-se o jogo, as regras, anda degringolando descaradamente. Uma espécie de retomada de autoritarismo descarado, disfarçado em discursos com palavras generalistas como ‘patriótico’, ‘moral’, ‘ético’ e ‘por Deus’. A fórmula funciona desde os tempos da pedra lascada. Cria-se um inimigo, dá nomes aos bois (ismos), nós contra os outros que representam o mal. Diz também que um deus está em prol da causa, que a luta é para defender os costumes sagrados, a pátria e assim garantir o futuro. Elenque pessimistas como a imprensa, o pensamento racional e, os persiga, mesmo que eles revelem a incopetência e mediocridade. Se puder construa, a imagem de um herói. Mano, funciona que é uma beleza!

Uma ótima semana a todos. Fiquem bem e até o próximo post!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s