ASPAS | Por uma consiciência sobre a crítica

A maior tragédia da humanidade deriva da incapacidade que as pessoas têm de discordar de forma consciente para descobrir a verdade”. Ray Dalio (fundador da empresa de gerenciamento de investimetos BridgeWater Associates).

Ouvi uma vez, não recordo-me agora, mas acabei absorvendo: “não existe crítica positiva ou negativa, apenas o processo de crítica”. Aquele em suma dialético que traz à tona o valor da verdade – ou pelo menos o aprimoramento pela busca dela.

Não se trata apenas do confronto, da busca pelo ponto de vista superior, mas de um processo metódico. Não se critica apenas pela crítica; pelo puro ego, mas pelo aprimoramento do objetivo ou da resolução. Quando você é confrontado, quando seus argumentos, posições, visões, crenças, e até mesmo “verdades” são postas à prova, há a possibilidade de um deslumbramento.

O grande problema, como o apresentado no pensamento da citação, é que as pessoas não enxergam a crítica de forma racional – e, às vezes, quem a faz também não a faz de forma correta. Tornam-se melindrosas, temerosas, e até mesmo emotivas. Acabam por acreditar a crítica é algo pessoal, que fere a ela e não objetiva a proposta ou resolução de um problema em si. Isso porque fomos, por tempos, acostumados e víciados a beber uma água adocicada da opinião, algo que nos deixa longe do confronto e nos aproxima mais do consenso – consigo mesmo e com os demais. Espera-se a “crítica positiva”. Mas o que é isso de crítica positiva? Algo que devo falar para lhe agradar, suavizar para não ofender? Esconder algo que poderia lhe ajudar? Mas afinal, estamos falando de algo em si (um projeto por exemplo) ou de você?

A chave é o processo. Assim como o erro faz parte de um processo de criação, a crítica faz parte de um processo de evolução. Cabe a cada um saber lidar com ela e aceitá-la na forma que ela é na natureza de tese e antítese, objetivando chegar a um ponto melhor que é a síntese.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s