#17 – RECOMENDÁVEL – livro: a exploração dos animais pelo animal homem

O recomendável deste domingão é sobre um trabalho/projeto que envolve a militância e direitos pró-animais. Questão interessante pelo fato da abordagem ser na linguagem fotojornalística. Aliás, segundo os autores, não hesitam em igualar o fotojornalismo sobre a exploração animal à fotografia de guerra.

Hidden – É um projeto coordenado pela fotógrafa e ativista Jo-MacArthur no qual mostra e busca a reflexão acerca das condições dos animais na indústria que os explora. “É o conflito dos humanos com animais não-humanos”, como destacou ao P3, no Público PT, fonte dessa sugestão.

No projeto, que virou um livro [Safarà Editore], 40 fotógrafos de 16 países infiltraram-se em fábricas, abatedouros, para mostras a realidade desses animias feitos de objetos de consumo, pela pecuária, pelo luxo (roupas e peles). Material pesado, que revela a invisibilidade e, especilamente, o eufemismo por trás da exploração e opressão dos animais. Você sabe, não é. Aquela foto bonita da vaquinha sorridente na embalagem, na porta do açougue, na caixa do leite, não é verdadeira. Pesado, mas que vai além do choque. É para fazer pensar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s