Vídeo – André Liohn

André Liohn é um fotojornalista da guerra. Reconhecido mundialmente e o único brasileiro ganhador do prêmio Robert Capa Gold Medal por seu trabalho sobre a guerra civil na Líbia.

Mas, fora essas apresentações já conhecidas, vale dizer que, além do talento e capacidade de verificar alguns problemas atuais além do campo do fotojornalismo, Liohn é um fotojornalista com grande capacidade de indagar, de forma bem crítica e contundente.

Em tempos diluidos de redes sociais, da necessidade de chamar atenção, de buscar holofotes, em que muitos falam para chamar atenção, Liohn fala com propriedade com convicção, mesmo que para isso precise criticar o jornalismo, o fotojornalismo, as contradiçõe e memso a hipocrisia vigente. Hoje, acompanhando mais seus posicionamentos, seus trabalhos e sua abordagem, percebo um cara verdadeiro e capaz de abordar de forma crítica, racional as coisas. Característica e força de espírito e coragem de poucos, e deveras necessaria para o pensamento crítico.

Nessa entrevista na Casa do Saber, Liohn indaga sobre os papeis da fotografia e do fotojornalista diante da complexidade que é relatar os problemas do mundo por meio do Jornalismo. Muito bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s