Do Arquivo | Meu Brasil ‘brazileiro’!

Certo dia, nessas lidas de repórter fotográfico, fui registrar uma intervenção artística realizada num rio poluído da cidade de Curitiba. A proposta do sujeito era chamar a atenção para a poluição coisa e tal – Dia Internacional da Água. E, lá estava eu no rio poluído, cheio de bosta pra todo lugar, bichos mortos, sofá boiando e mato por todo lugar. Olhei para cima, a rodovia, os sons dos carros sem vê-los. Por osmose enquadrei a cafona réplica da estátua da liberdade. Eu ali no esgoto e o ícone de primeiro mundo do outro lado. E foi que de repente passou o catador de recicláveis. Eu tinha uma foto!

Nunca usei a foto. Na verdade nem dei muita bola, pois foi um clique a esmo ali no rio fedorento. Coisa para passar o tempo. Contudo, nada melhor que o verniz do tempo. E, olhando bem hoje, diante da catarse discursiva atual, vejo que ela tem algum sentido. Aquele homem carrega seu salário, pesado não pelas cifras, mas o literal daquilo que é jogado fora, descartado no lixo. Segue na sua galhardia. Depois, quase por um ato de irônia do destino fotográfico – percebo que ele veste amarelo. Depois até achei que seria a camisa canarinho. Poxâ, seria muita irônia.

O Brasil é um país mágico. Tem sim uma coisa diferente – que a gente ainda não sabe dizer o que é, pois, não se trata do jeitinho brasileiro. Ou como ouvi numa mesa-redonda em que o professor Thiago Valenciano participava: carecemos de evolução aos aspectos da identidade, da nossa natureza. De olhar (e entender) as raízes, pois nossa cultura é frágil. Algumas vezes, queremos ser “brasileiros”, outras queremos ser “gringos” e, ainda, têm vezes que não sabemos o que queremos – e o que somos. Enquanto isso, nessa balbúrdia , há quem ache que somos brazileiros.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s