Rèkomance – outras faces, outras histórias

Rekòmance, do fotógrafo Brunno Covello é um livro singular. Tão bonito e forte quanto o povo que ele soube entender, ter como amigos e documentar. Ou melhor, soube contar uma história íntima, real e emocionante de haitianos que vieram buscar recomeços em terras brasileiras.

É o resultado de um processo fotográfico intenso. Daqueles que faz a gente descobrir o mundo (no caso essa cultura) e também ir se autoconhecendo. Tem algo de doação, de troca; enfim, de fotografia de verdade.

Fora todo aspecto técnico, estético do livro – desde a edição à arte final – vale ressaltar que ainda carrega o texto de abertura do jornalista Felipe Anibal, que soube transformar e explicar essa dupla jornada para o signo das palavras, dos enunciados.

Por fim, é um livro para extrapolar o ver e ir rumar ao campo do sentir, do exercício da empatia. Acredito que vai te levar a uma reflexão acerca do que foi essa jornada dos migrantes do Haiti, que encontraram em terras brasileiras um ponta de esperança, alegrias, paz, recomeço. Mas, também agruras como desilusão, de ódio racial, preconceito.

É um livro de fotos, mas principalmente de histórias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s