Passei as duas últimas semanas assistindo alguns filmes. Pretendo construir um conjunto de fotos, logo, vale buscar algumas elementos referênciais, principalmente para ver a fotografia. Enfim, também cheguei a ver algumas coisas sobre fotografia internet a fora. Vamos lá:
» Guerreiro ditigal – Texto tipo entrevista com o xavante Cristian Wariu. O jovem usa a internet, ou melhor, mídias, para desmistificar ideias preconceituosas e esteriotipadas dos povos indígenas. Um ativismo indígena. Ele tem um canal no Youtube no qual apresenta o conteúdo que produz. Legal também é ver o uso de ferramentes/produtos – como o Tik Tok – para a dissiminação (e conscientização) acerca de temas e questões relativas aos povos indígenas. A transmutação no estilo e linguagem. Nada melhor do um jovem com autoridade para fazer isso.
» Por dentro de um orfanato – Imagens que impressionam. Aliás, uma situação que impressiona, isso sim. O Público (P3), na seção fotografia, traz o trabalho do fotógrafo dinamarquês Mikkel Hørlyck com um fotos feitas numa instituição de acolhimento para rapazes com deficiência, em Orhei, na Moldova. Imagens de quem não tem afeta, fori abandona e não tem família.
» Perseguido pelos comunistas – Descobri o nome e o trabalho de Harald Hauswald, um fotógrafo que registrou a vida na República Democrática Alemã (RDA) e foi extremamente vigiado a polícia secreta Stasi – principalmente se você tem o poder de revelar que a pode vida socialista não é aquele mar de rosas dos propagandistas.
» Nu artístico – Texto no site Obvios sobre o trabalho do fotógrafo, escritor e artista Wacław Wantuch que trabalha especialmente com o nu femino. A fotografia – ou representação do corpo nu – é permeada de vertentes e fatores representacionais que podem ir do belo, abstrato ao erótico. Enfim, um tema difícil de trabalhar. Porém, um tema fascinante do ponto da arte. E a proposta abstrata do fotógrafo coincide muito com aquela visão tradicional da Belas Artes. Formas, texturas, sombra e luz, numa abordagem do corpo em poses com um novo olhar. Vale a leitura e a visita no site do fotógrafo.