America – Imagens

O livro America – Imagens (1989), de Nelson Brissac Peixoto é um adentrar no estilo e na intenção por trás das fotos de muitos célebres fotógrafos que se instalaram na América (norte). É um livro de texto, com fotos. Por sorte, fui presenteado pelo escritor Caibar P. Magalhães.

Traz imagens de fotógrafos que fizeram o retrato da América. Ou contribuíram para construir um imaginário, uma forma de ver. Entre eles: Ernest Haas, Win Wenders, Walker Evans, Dorthea Lange, André Kertész, Louis Stettner, William Eggleston, Joel Meyerowitz , Andreas Feininger, entre outros.

O autor faz uma abordagem teórica feita pelo autor, costurando acerca de tudo – do real ao imaginário do que estes fotógrafos-imigrantes traçaram a realidade (ou reinventaram) naquele novo país. E como transformaram tudo aquilo em signos, como contribuíram para uma visão extremamente imagética dos EUA.

Antes de vir para a América… De bônus ainda há outro volume com entrevistas. Uma coletânea de depoimentos – feitos originalmente para um série de TV com o contexto America.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s