Do Arquivo | Eleições – simulacro de moradia

simulacro de moradia – André Rodrigues

A foto é isso o que ela mostra e um pouquinho mais. Um simulacro de moradia. Alguém que achou um utilidade para as placas (cavaletes) de propaganda eleitoral. Construiu algo para não se molhar, para viver seus dramas – sociais, pessoais, psicológicos, de saúde, de enfrentamento desse dura realidade das ruas. A foto é 2014, feita nas região central de Curitiba. Correlacionei ela no material do projeto Voto em Imagens – disponível na publicação F(V)OTO.

Conversmos e pedi fazer a foto da “casinha”. Naquela abordagem, ela até quis fazer uma foto (algo tipo querer ser fotografada – Aliás, percebi isso algumas vezes. Algo como se estivessem tão à margem, tão esquecidos, que pedem para tirar uma foto. Chamar à existêncial, sabe – mas, abordo outro momento.

Eu trabalhava no jornal Gazeta do Povo e o assunto ganhou uma abordagem – ao percebermos que havia muitas pessoas em situação de rua reaproveitando esse material publicitário de políticos para fazer abrigos para dormir. A questão ficou pertinente e acabou virando um artigo de peso com as palavras do jornalista Mauri König.

Digamos que a pungência dessa imagen não é o fato direto da situação em si, por um engembro de moradia feito com placas publicitárias de campanha política, ou porque a casa de acolhimento para pessoas em situação de rua ficava bem atrás daqueles muros, mas a surrealidade emerge quando você se lembra das promessas, das falácias, dos termos genéricos de salvação em tempos de eleições. Quantas vezes você ouviu por aí: “por um Brasil melhor”, “uma cidade mais humana e acolhedora”, é hora de acabar com isso, com aquilo” e assim por diante.

O quanto de tudo isso se tornou realidade?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s