Fui fazer uma foto da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – e acabei me deparando com mais outra opção, e que casa bem dentro de uma linha que estou trabalhando. Em fotografia, às vezes, algumas coisas vêm com bônus. A iluminação do prédio do Correio central, em Curitiba, chamou-me atenção e entrou nesse extra.
O prédio, uma construção datada de 1934, com uma arquitetura de traços da art déco, fica um tanto apagado, sufocado pela sombra dos outros edíficios na ruas em seu entorno. Contudo, a iluminação traz um destaque. Mais legal ainda, foi a barraca de cachorro-quente pedindo para entrar na composição.
Engraçado que minutos antes – na foto da UFPR – eu trabalhava com outra relação. Isto é, estava num processo mental e fotográfico do preto e branco. O concreto claro, a fachada neoclássica pontualmente iluminada, com as colunas da ordem de corintia (acho que é isso), metricamente iluminadas, contrastando com o céu pesado e escurecido da noite, levou-me a buscar um conjunto de fotos com o p&b. Logo em seguida, muda tudo e vamos para a cor. A combinação de tons, de temperatura.
Não sei se contigo é assim? Pensa algo antes, uma proposta, se vai ser cor ou preto e branco e, ou simplesmente, muda tudo assim, num lance rápido de oportunidade.
