Fotógrafo referência | Mario Testino

A fotografia de moda envovle muitos agentes e fatores. Desde o desejo e espectativas do cliente, o papel do agência, modelos, locação, ao caminho final numa revista, editorial, catalógos, etc. Um intrincado jogo de interesses, em que o fotógrafo ora apenas é um executor da ideia, ora pode ser o artista criador. E, justamente nesse sentido, que muitos fotógrafos se destacam com muita personalidade, propostas audaciosas e com estilo próprio. Mestres como Helmut Newton, Richard Avendon, Klaus Mitteldorf, Oliviero Toscani, para citar alguns. Mas, a referência da vez é o Mario Testino.

O peruano Mario Testino tem carta branca no jet-set mundial. Seu trabalho é incrível. Consegue extrapolar o apelo mercantil e ir para algo mais notável, mesmo com os desejos frívolos da moda de luxo. Aliás, falando em leviandades, a fotografia de moda chegou a ser vista com certa polêmica em outros campos da fotografia, especialmente o fotodocumentarismo e fotojornalismo. Tida como uma alienção, um tanto fútil, como lembrou Bob Wolfenson em seu livro Cartas para um Jovem Fotógrafo. Coisa da elite, do burguês. [Segue sugestão para quem quer saber mais como é a vida e atuação de um fotógrafo de moda].

Para falar de fotografia de moda – e de retratos de famosos – faz-se necessário destacar a obra do Testino. O fotógrafo é detentor de um estilo forte, com marca pessoal, dose e aposta na sensualidade. Diante de seus muitos anos de experiência, muita gente famosa posou para esse fotógrafo, inclusive para seus projetos pessoais.

Testino contabiliza trabalhos para inúmeras revistas, assim como para grifes como Versace e Gucci; além do livros, exposições e a série Towel Series – no qual uma galera de celebridades posou para ele só com uma toalha. Destaco também o projeto do Museo Mario Testino (MATE), voltado para a promoção da arte e patrimônio peruano.

Se você não conhece, vai por mim, vale a investida de tempo no site desse fotógrafo reconhecido internacionalmente. O site e repleto de trabalhos, retratos e você vai se deparar com um olhar muito criativo e ousados. É a arte, ou melhor, a fotografia de moda levada ao estado de arte. Divirta-se!

_________________

Não esqueça de compartilhar o blog com alguém que aprecie o bom bate papo sobre fotografia.

Fiquem bem e até o próximo post!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s