ar recomendável

RECOMENDÁVEL – fotógrafos documentais e leitura indicada

Dias de folga com o feriadão prolongado. Boa pedida para separar um tempo para um leitura. Eis aqui algo que busquei sobre fotografia por esses dias. 

» Retrato e representatividade – No site da British Journal of Photography, mais especificamente na seção Ones To Watch – uma espécie de indicação de trabalhos proeminentes – deparo-me com o trabalho do fotógrafo M’hammed Kilito. Essa coisa da identidade e representação por meio da fotografia sempre me chamou atenção. Kilito faz um recofinguração do que é o estado da juventude em Marrocos e uma documentação de como a predeterminação social influencia – ou pode ser quebrada. Abordando como esses jovens estão à margem e estão encontrando um caminho na sociedade. Muito bom para quem curte essa coisa da representatividade na fotografia contemporânea. Destaco o trabalho Among You, no qual mostra a coragem dos jovens de escolherem suas próprias escolhas realidades – e jeito de ser. Leia o artigo.


» A morte pela química – Um fotógrafo documentando os efeitos da contaminação dos povos andinos com o fator da mineração. Camponeses que sofrem cicatrizes de uma contaminação que ocorre há 35 anos, segundo o fotógrafo. Falo de Alessandro Cinque.


» A morte pelo agrotóxicos – Acom essa coisa da contaminação, veio-me à mente outro nome com um trabalho fortíssimo. O projeto documental de Alvaro Ybarra Zavala sobre o modelo que temos de produção de alimentos em alta escala. Uma reflexão sobre o que há entrelaçado nessa coisa de agronegócio – como a saúde pública, as políticas de controle as denúncias de violações dos direitos humanos, a luta pela posse da terra, os impactos ambientais, as consequências para a saúde das populações locais – que coexistem com a pulverização de agroquímicos como o Glifosato ou diversas substâncias proibidas nos países europeus.


» Pesquisa sobre fotografia – David Campbell é um pesquisar, professor, consultor estrategista. Um dos braços de suas linhas de pesquisa e estudo é como as histórias visuais no contexto da mídia contemporânea. Se você tem interesse em artigos sobre o poder do impacto da fotografia, abrangendo ética, questões econômicas, entre outros, vale acessar o site. Estou lendo o artigo “Photography and narrative: What is involved in telling a story?” – Fotografia e narrativa: o que está envolvido em contar uma história?


» Livro – Também iniciei a leitura de outro livro. Mais um garimpado na prateleira. ‘O Surrealismo e a estética fotográfica’, de Fernando Braune. Adquiri esse livro em 2006 num sebo. Paguei básicos R$ 8 reais.


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s