Recomendável – Fotógrafos-referência e site de artigos

O giro da semana.

» Artigos sobre fotografia – Lembrei-me essa semana de uma excelente publicação sobre fotografia. E, inclusive, tinha tempo que não acessa. Então acabei gastando pelo menos umas duas horas lendo. O debate é no âmbito científico, e para quem gosta de teória pesada, vale o tempo. Falo da revista digital Studium, do Laboratório de Media e Tecnologias de Comunicação Depto. de Multimeios / Instituto de Artes da Unicamp.


» Fotógrafo referência – Gastei outras tantas horas revisitando o trabalho do celébre fotógrafo Ernest Haas. Não precisa de muitas apresentações e explicações. Contudo, vale dizer que é um fótografo imigrante que soube “revisitar” todo o imaginário da cultura norte-americana. Também foi percursor no uso da cor no fotojornalismo. Gosto muito da foto ‘Route 66, Albuquerque, New Mexico 1969‘.


» Blog – O Peta Pixel é bem conhecido, mas vale o repique aqui, pois são duas notas em uma. Primeira: vale acessar o site que tem de tudo um pouco sobre fotografia. Vale ver então: On Gordon Parks: The Photograph as Protest, feita pelo fotógrafo Erik Wahlstrom .

Segunda: Essa semana tirei um tempo para assistir algo sobre os desdobramentos do caso George Floyd e outras mortes que ocorrreram. O que está acontecendo nos Estados Unidos é sistêmico e muito, muito mais profundo. Foge um pouco do nosso entendimento, por isso, vale ler, assistir entrevistas, reportagens e principalmente debates para entender e compreender sobre a luta dos nossos irmãos com o racismo e segregação.

Então, no toante do assunto, vale rever também o trabalho do Gordon Parks. Tive a oportunidade ver uma mostra fotográfica e o olhar humanitário dele.


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s