Em 2012 fui registrar o trabalho de Geração de Mídias e Lacração de Urnas realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Processo no qual as urnas recebem os dados correspondentes à eleição, são lacradas e auditadas por fiscais, coligações de partidos, Ministério Público (MP) Ordem dos Advogados OAB).
As urnas ficam armazenadas dentro de um grande prédio e aos poucos são verificadas e lacradas, aguardando em breve na data estipulada, a partida para os locais de votação. Um trabalho minucioso e repetivio. Dentro os servidores e funcionários que trabalham aquele dia para assegurar a legitimidade e segurança das urnas, o rapaz chamou atenção pelo estilo.
Voto em Imagens foi um projeto em espécie de documentação visual que surgiu com a ideia de registrar o “dia D” das eleições, ou seja, o dia de votação. Entretanto, ganhou corpo e foi ampliando para documentar outros elementos. A proposta inicial envolveu quatro fotógrafos (2010), mas acabou sendo editada por mim e pelo colega Marcos Xreda (2010-2015). Registramos dezenas de atividades ligadas ao contexto das eleições – desde a parte mais estrutural, peculiaridades, culminando no sufrágio). Foram milhares de fotos que acabaram em livro, exposições e documentação desse importante elemento da democracia que é a eleição e o direito ao voto.
Caso queira ver mais algumas imagens, acesse o site e links relacionadas (fotos,e xposições e publicações).