FOTÓGRAFO REFERÊNCIA | Javier Mansano

Ainda na linha do fotojornalismo e fotodocumentarismo, apresento a vocês o filmaker (cineasta) méxicano-americano Javier Manzano. Caso queira enteder a relação entre uma fotografia poderosa, informação contundente e o conceito de fotojornalismo moderno com videorreportagens, vale a visita e tempo para apreciar as redes desse fotógrafo.
E no tocande das questão das videorreportagem ou documentarismo, recordo-me de anos atrás comentar sobre suas trilhas e de como ele soube explorar aquela linguagem proporcionada pelas caracterísiticas das DSLRs com a videografia.
Manzano tem na bagagem a experiência de atuar em mais de 40 países e com um olhar apurado para as questões da América Latina ao Oriente Médio. Para ter noção do timbre desse fotógrafo, vale dizer que os trabalhos dele são profundos, fortes e de extrema qualidade técnica. Além disso, o fotógrafo é possuidor de prêmios como Prêmio Emmy, duas indicações ao BAFTA, premiado no Pulitzer, Bayeux-Calvados-Normandia e dois prêmios World Press Photo.
Além de um olhar pela América, no qual destaco o fortíssimo “Guerra às drogas no México“, Javier Manzano também fez incursões no Oriente Médio. Destaque para “Guerra Civil na Síria”, “Contrabandistas no Saara”, Batalha contra ISIs, entre muitos outros numa abrangência de assunto diversos como Amazônia, questões política-sociais da Venezuela, e assim por diante.
Seu trabalhos estão presentes em National Geographic, Channel 4, BBC, PBS, VICE HBO, como também em festivais de cinema. Sua fotografia foi publicada em todas as principais publicações, incluindo a revista TIME, The New York Times e The Washington Post, para citar alguns.

showreel 3.0 from Javier Manzano on Vimeo.
Porque considero ele um fotógrafo referência
Basicamente porque o material dele é de extrema qualidade e de importância no sentido jornalístico e documental. Como mencionado anteriormente, ele sabe explorar essa fotografia estática ou em movimento (vídeo). Olhar apurado e de sensibilidade para lidar com assuntos fortes como violência, guerra ou mesmo perda.
Sou apreciador demais desse cara. Prepare-se para um experiência excepcional no que diz respeito ao fotojornalismo e videografia moderna de altíssima qualidade. Tenho certeza que você vai ficar um bom tempo e pasmado com o trabalho desse fotógrafo. Fica aqui somente o alerta para o conteúdo com imagens de violência.
• Instagram
• Javier Manzano (site)
• Vimeo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s