FOTÓGRAFO REFERÊNCIA | David Guttenfelder

“Você tem que ter algo a dizer. A fotografia vem depois”


David Guttenfelder é um dos fotógrafos que não canso de revistiar na minha lista de referências. Gosto muito do trabalho dele, da linguagem (forma que compõe, enquadra, narrativa) e de como ele aborda os assuntos que fotografa – dos mais ordinários aos mais complexos. Sigo ele há algum tempo e sempre que convém, mostro seus trabalhos nos workshops de fotografia. Simplesmente aprecio muito o trabalho.

Guttenfelder é colaborador da National Geographic Photography (NG). Intensamente premiado, por exemplo, com vários World Press Photo; finalista no Pulitzer, só para ter uma noção do talento. Além dos muitos trabalhos fotojornalísticos cumpridos no Afeganistão, África, Japão, e como foi afiliado por mais de 20 anos da Associated Press (AP), acabou fazendo dezenas de missões na Coréia do Norte.

Com um linguagem moderna e um olhar super apurado, o fotojornalista sempre esteve antenado às mudanças, como a fotografia mobile. Justamente por isso ministrou o primeiro workshop de fotografia com smartphone pela NG (2015). Não obstante, quando convém apresento o projeto “American Phoneographs” aos alunos. Algo como fotografar a América (USA) com o smartphone.  Vale conferir as imagens desse projeto e ver como o olhar e sensibilidade são coisas importantes na fotografia.

Porque considero ele um fotógrafo referência
Sigo o Guttenfelder no Instagram tem algum tempo. Considero ele uma referência justamente pela habilidade que ele possui de conseguir trazer histórias revelantes de coisas que, por muitos, passariam despercebidas. Seja as idiossincracias de sua terra natal como o detalhe numa lanchonete, o contexto histórico contido num souvinier. Ou mesmo a força de uma cobertura de responsabilidade como os protestos em Minneapolis, Minnesota (EUA) – George Floyd.

A frase atribuída a ele no site da NG: “Você tem que ter algo a dizer. A fotografia vem depois”, resume bem esse contexto. Concordo com esse lema de contar a história das coisas, das mais complexas mundo afora ou as outras interessantes que, às vezes, estão perto da gente. Ele é um gênio nisso.

Gostaria de ilustrar aqui com trabalhos dele, mas por questões óbvias (autorização de uso), fica os links para conhecer.

• Instagram
• David Guttenfelder (site)
• National Geographic Biography

• História na NG

 


Fiquem bem e até o próximo post!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s