Foto garimpada do arquivo. A pauta era sobre a estrutura das escolas públicas – outubro, 2013. Como o assunto sobre o financiamento da educação pública no Brasil está em pauta – votação do Fundep, vale o repique. A votação sobre a renovação está em pauta e tem papel importante nos anos futuros no que diz respeito ao ensino público.
Também lembrei [da foto] porque estava estudando alguns conceitos do Direito Administrativo – tal como o Princípio da Eficiência. A ideia central é que deve agir de forma eficiente para produzir resultados para o interesse público. Assim exercida com presteza, perfeição e rendimento funcional, nas suas obras, atos e assim por diante. segundo explicação. E um exemplo citado no respectivo tópico é que “esse principio pode-se ousar a sustentar a ideia de que o ensino da rede pública deverá ter qualidade similar ou superior ao da rede privada”.
Tá certo, tá certo… O que vocês acham????
Recordo também de toda vez que fiz foto em pautas que envolviam a rede privada. E quando você chega lá, confere a diferença, bate até uma tristeza de saber e entender a disparidade, abissal. Quase que intransponível que envolve essa estrutura.
Algumas reportagens estão levantnado o assunto sobre a condição de alunos nesse tempo de mudança e perspectiva de ensino a distância. Obviamento a questão social de famílias que não tem notebooks, tablets ou até mesmo aparelho smartphone sobrando. Não obstante, o quanto vão (estão) sofrer para manter em dia os estudos. Esse caminho de EAD ou estudo remoto é uma questão de tempo.
Não tem muito tempo participei de uma pauta que era justamento o oposto. Numa rede privada, obviamente. Os alunos tinham aulas remotas, com aparelhos disponíveis. E cada um foi contanto a história de como fazia para não ficar tanto tempo nas redes sociais e tudo mais. Mas, enfim, essa é uma outra história.