AR Recomendável – sugestões sobre fotografia e algo mais

Abro a semana com uma tag que eventualmente uso nas minhas redes sociais. Geralmente para indicar algo que considerei relevante, interessante, importante para debate. Vale para assuntos não só diretamente ligados à Fotografia, mas correlatos também.

Aqui vai aparecer com frequência para indicar uma espécie de “giro de notícias”, um resumão do que provavelmente vi, li ou mesmo pesquisei sobre fotografia no decorrer da semana. Uma forma de compartilhar e indicar. Segue a thread.

» Fotojornalismo – sugestão que da revista Zum para o artigo (da Nieman Reports) sobre o papel da fotografia fotojornalística nas cobertura de manifestações. Como a fotografia pode atuar contra ou a favor dos movimentos. Questão pertinente que vale o debate, em especial considerando o contexto de poder (político) sobre como a ferramente [cobertura visual] pode ser usada para identificar, criminalizar, ou no outro espectro, potencializar atos. Discussão que vem também ancorada num ponto bem deontológico que é a questão de consentimento – debate antigo na fotografia de locais públicos. Leia sobre.


» Obituário – Paul Fusco: 1930 – 2020. Muitos veículos ligados à Fotografia e Artes comentararam sobre morte do fotógrafo da Magnum Paul Fusco. Clique aqui.


» Covid19 Brasil – Impossível passar alheio à produção e informação sobre o coronavírus no Brasil. Atingimos um estado crítico com quase 80 mil mortos (78.735 – 19/07). E há muita gente documentando seriamete essa questão – seja na área de frente com o fotojornalismo/fotodocumentarismo ou de forma mais interpretativa. Na mídia tradicional não há espaço suficiente para dar conta da produção, logo muito material fica submetido a outros canais, em especial o Instragram. Destaque aqui para dar uma conferida nas hashtags #covidphotodiaries #covidphotobrazil #mycoronaphoto . Acesse Instagram.


» Reportagem – No blog da AP Images (Agência Associated Press) vale dar uma lida na história ‘Hungry neighbors cook together as virus roils Latin America’, com fotos de Rodrigo Abd e texto Franklin Briceno, sobre a fome que assola a América Latina nesse tempo de pandemia. Reportagem no bairro de Nueva Esperanza, em Lima, Perú. Veja isso.


» Instagram – Falando em Perú, comecei a seguir o fotógrafo Anthony Niño de Guzmán no Instagram. Fica aqui a recomendação.


» Problematizando – A polarização não perdoa nada. São tempos estranhos. A capa da Vogue americana trouxe a ginasta Simone Biles. A ginsta foi fotografada por Annie Leibovitz. Nas redes teve quem reclamou por que não foi contratada uma fotógrafa negra para retratar a atleta. Polêmica aqui.


» Oportunidade para foto – O cometa Neowise ( C/2020 F3) está dando um show pelo mundo – especialmente no hemisfério Norte. E pelo que consta poderá ser registrado aqui no Brasil também. Cometa será visível a olho nu a partir de 20 de julho, mais nos estados ao norte do país. A partir do dia 24, por exemplo, poderá ser observado por moradores do estado de São Paulo, e já no dia 26, estará visível para todo o Brasil. Vamos torcer para ele ainda estar com força – calda – pois está se afastando do Sol. Vamos torcer e tentar registrar. Ele só volta daqui 7 mil anos.


Fechamos por aqui. Uma ótima semana a todos.
Se possível compartilhe, comente sobre algo.

Fiquem bem e até o próximo post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s