Apoie um Artista – a Cultura também tem de ser salva

A Cultura é algo fundamental e presente na nossa vida, direta ou indiretamente. Consumida diariamente nas mais variadas formas e estilos. A pandemia do Covid-19 causou efeitos trágicos em todos os campos da sociedade, reverberando prejuízos em campos importantes e secundários.  Pode-se dizer que ninguém saiu ileso. Todas as cadeias, setores, níveis, empresas e pessoas estão sendo atingidas. Do mega empresário ao trabalhador autônomo. E o setor artístico também sofre nesse momento de crise. E nesse tempo de isolamento social, estamos pedindo seu apoio.

Os mais variados setores da Cultura estão sob os reflexos do efeito coronavírus. Shows, espetáculos, apresentações, festivais, cinema, museus e tudo mais está suspenso. Na iniciativa mais autonôma como os artistas autorais e independentes, a pancada da crise está sendo incisiva. Artistas menores não contam com fundos ou recursos extras. E no que tange os fotógrafos, a coisa não seria diferente.

A questão econômica não é coisa simples. Nem arrisco debater aquilo que foge da minha própria crise. Há muita gente pensando e tentando bolar soluções para os setores primários. Mas, tenho comigo que não se pode esperar muito de cima. Melhor fazer algo. Quem assistiu e viu a atuação quase ‘novelística’ da atriz Regina Duarte, agora secretária da pasta de Cultura, na entrevista à rede CNN, sabe que a mensagem e relação com a cultura é isso aí. Outra, basta lembrar também da mensagem do ex-secretário que beirou o bizzarice ao mimetizar um discurso de um nazista. Logo, então, resumindo… você entendeu.

Apoio aos artistas
Como apoiar um produtor/artista cultural? Seja ela artista plástico, fotógrafo, ator, escritor, muralista, cantor, rapper, performista e toda diversidade que temos por aqui?

A forma mais simples e fácil é conhecendo sua obra e divulgando. Busque informações sobre o trabalho, o contexto que foi realizado. E numa segunda ação, ajude divulgando, compartilhando ou comentando.

Caso esteja na sua realidade, ou seja, se você tem condições, visto a enorme lista de prioridades do momento, uma outra excelente forma de amortecer impacto econômico (e com resultado efetivo) é adquirir um produto ou serviço do artista. Quem trabalha com arte também tem contas para pagar. Compre um livro, uma foto, uma gravura, um quadro, uma roupa de design autoral, uma obra de cerâmica, um desenho que seja, porém, estimule. Compre bens culturais autorais.

Apoie a cena local
Eis uma expressão que peguei com a galera da cena musical. Eles têm um apelo nesse sentido. E tem fundamento.

Uma das campanhas publicitárias oficiais da prefeitura de Curitiba tinha como mensagem comprar produtos e serviços de pequenos comerciantes e assim ajudar o empresário do bairro, o empreendedor local.

Sempre adquiro produtos de colegas. Quando estou na rua, apoio o artista de rua – aqui em Curitiba houve um movimento para restringir as apresentações, tudo feito em lei sem sequer ouvir a galera. A questão deu o que falar e houve até protestos. Isto é, se o cara faz uma performance ou apresentação musical, faço questão de deixar algo no chapéu. Dos colegas que lançam trabalhos procuro comprar livro, foto e o que puder para incentivar. Dia desses comprei uma caneca artesanal de cerâmica – muito lega, fiquei apegado – mas, meu filho fez o favor de quebrar. O que quero dizer é que sempre que posso apoio de alguma forma, nem que seja compartilhando nas redes sociais.


⇒ Então, como o assunto é apoiar, você pode contribuir compartilhando um artigo do blog, participando com comentários e até seguindo nas redes sociais. 

Fiquem bem e até o próximo post.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s