Do Arquivo – Batalha do Centro Cívico

Há 5 anos, os professores e manifestantes receberam uma zaraivada de tiros de balas de borracha. A “Batalha do Centro Civíco”, como ficou conhecida ocorreu na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, em Curitiba. Professores aguardavam e protestavam contrários a votação que alterava o fundo de previdência dos servidores da educação. Em frente à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), uma operação de segurança envolvendo cerca de 2 mil policiais foi mobilizada. No ar, certa tensão. Um helicóptero sobrevoa o local numa exibição do aparato.

Segundo estimativas, mais de 20 mil manifestantes protestavam. De repente, muita correira e a tensão tomou conta do lugar. O inevitável confronto. Balas de borracha, spray de pimenta, bombas de gás lacrimogêneo e o resultado: duas horas de confronto, a iniciativa de dispersão em mais de 2323 balas de borracha disparadas. Nada promissor e o saldo de mais de 200 pessoas feridas naquela tarde.

O confronto tornou-se lastimável e teve repercussão internacional. Também foi amplamente criticado pela maneira que ocorreu e pela violência de dispersão na manifestação. Posteriormente, o inquérito que apurava a ação foi arquivado.

Eu acabei me ferindo com um tiro de bala de borracha. Nada grave. Foi um dia triste no corpo e na alma. Entretanto, fiz meu trabalho e as fotos acabaram sendo expostas numa mostra na Colombia.

 


On April 29, 2015, a demonstration by striking teachers was violently repressed by the police in Paraná, Brazil. About 200 protesters were injured – eight in serious condition. The protesters were suppressed with tear gas and shots from rubber bullets. At least 4 journalists were also hit during the clash.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s