Você já Disse ‘Bom Dia!’ para um Gari hoje?

Se tem um grupo profissional que aprendi a (ver) e respeitar são os garis (varredores e coletores ). E por que não incluir os carrinheiros recicladores também. Todos os dias na rua, faça sol ou faça chuva, recolhendo o seu lixo. Nesse tempo de Covid-19 não arredaram os pés das ruas.

Os garis são uns queridos. Dificilmente encontrei um que estava de cara fechada ou lamentava algo. Justamento o contrário, sempre bem simpáticos, mesmo trabalhando debaixo de sol, de chuva, varrendo seus roteiros. [ Com eles, aprendi e não jogar o papel de bala no chão]. Em Curitiba é mais ou menos assim, são uma autoridade, basta um olhar. Passo por eles, faço questão de dizer bom dia ou boa tarde. Merecem ser vistos e reconhecidos. Quando convém faço uma foto em forma de homenagem.

O pessoal da coleta de lixo dos caminhões também. A profissão não é das mais fáceis. Exige preparo físico. Além disso, há as dificuldade e os riscos inerentes da lida com o lixo, do vidro embalado de forma errada, os cachorros e até o trânsito.

Digo “ver”, porque muito se lê a respeito de profissões invisíveis e os garis, em especial nas capitais, se embaralham na correria moderna. Por vezes, passam despercebidos. Descartar o lixo é uma coisa tão comum que esquecemos que há o ônus. A questão vale para outras profissões de invisibilidade social. 

Por fim, parece que no próximo dia 16 de maio é Dia do Gari. Aproveita e leva um pouco de simpátia para eles. Um bom dia, boa tarde, um obrigado ou até um parabéns, já é legal. 

Leia também:

» Guerreiros do Carnalval

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s