Quarentena fotográfica [criativa]!

Fotógrafos (e entusiastas) ficam um tanto que entediandos sem poder sair para rua mandar uns cliques. Mas será quem em casa (apartamento/condomínio) não dá para desenrolar um ensaio fotográfico? Nesse tempo de resguardo, a fotografia pode ser um bom passatempo nesses período de pandemia e isolamento para prevenção contra o coronavírus.

Espanha nesses tempos de quarentena. Foto: Anderson Monteiro.

Caso você esteja inquieto para fotografar, aproveita que o tempo ocioso e desenvolve um trabalho aí mesmo no seu ambiente. Dá para seguir algumas sugestões para o “ensaio” não ficar tão caseiro – e sim um vernacular mais aprimorado.

Há muitos recursos disponíveis nos smartphone. E, partindo de um pressuposto que defendo no meu workshop de projeto fotográfico, é que um projeto fotográfico pode se originar em qualquer lugar. Separei algumas sugestões aqui da minha oficina de MobilePhotography. Então, pega a câmera ou o celular e manda ver.

Pense antes de fotografar
A minha primeira sugestão é que você antes de tudo, pense no quer produzir. Observe o seu ambiente – interno ou externo – e utilize todos seus conhecimentos (linguagem fotográfica) e criatividade para dar cabo da tarefa.

Vou listar algumas sugestões. Caso você tenha alguma, manda nos comentários que acrescento na sequência:

Use a abuse dos recursos do smartphone (câmera, aplicativos, mobilidade e acessibilidade)

• Pense se seu “projeto” se enquadra em cor ou preto e branco.

• Crie um sistema de “série fotográfica” – Por exemplo, caso você tenha um jardim, pode desenvoler uma série com fotos de flores ou até mesmo um esquema que envolva natureza morta. Se está documentando sua quarentena, registre o cotidiano, contextualize o problema – não só na forma pessoal/particular, mas também universal, visto que muita gente também está no mesmo barco – casa.

• Explore a experiência familiar. O fotodocumentarismo familiar é uma boa pedida nesse momento. Aproveite o tempo e pesquise alguns fotógrafos referências nesse tipo de trabalho.

• Foodphotography – fotografia de comida – pode dar certo. Não precisa de muito. A luz de uma janela e um rebatedor já resolve bastante. Explore textura e contraste. O macro do celular pode gerar planos fechados (closes) interessantes conforme o alimento.

• A linguagem fotográfica! Além de questões inerentes à composição e enquadramento, vale arriscar ir além das regras. Experimentações com abstrato e o autoral, por exemplo.

• A macro fotografia também

• Está pretendendo vender algo pela internet. Arrisque fazer o still – fotografia de produto. Na internet tem vários tutoriais de como montar uma estrutura básica (light box) para fazer esse tipo de foto.

• Vá para fora de casa (no quintal ou área do condomínio) e explore o fim de tarde.

• Arrisque os retratos. Aproveite esse momento para fazer bons retratos dos seus país, filhos. Se você tem como montar uma estrutura – ou até tem estúdio em casa – manda ver e produza retratos formais, autorais e até conceituais. Arrisque. Confira o trabalho do fotógrafo frânces Corentin Fohlen.

• Não esqueça. Com o celular também é possível fazer pequenos vídeos. Banque o filmmaker e explore essa possibilidade narrativa. Você pode desenvolver pequenos filmes ou mesmo pequenos docs. Use o fone de ouvido (com mic) e grave o som num aplicativo de som. Depois você pode editar no aplicativo.

Editando suas fotos
Aplicativos para edição e processamento é o que não falta nas plataformas de distribuição de apps.

1 – SnapSeed
2 – Lightroom
3 – Afterlight
4 – Camera 360
5 – VSCO
6 – Kine Master (edição vídeo)


Fotos Anderson Monteiro – Espanha / Galaxy A7 Samsung.

Este slideshow necessita de JavaScript.


Fotos Marco Roberti – iPhone


Espero que tenham gostado desse blogpost e caso tenham mais sugestões, fique à vontade para colaborar. Assim como as fotos que você fez. Publico aqui e compartilho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s