7 blogs de fotografia que eu acompanho

Num post anterior comentei sobre algumas tendências, segundo o relatório anual da Shutterstock. No gancho da questão, quero abordar sobre acompanhar e ler alguns blogs. Também uma tendência, boto fé. E no nosso caso, os de fotografia.

Sem ser demasiadamente fervoroso, parece-me que os blogs estão em alta. Aliás, pode ser que nunca deixaram de estar! Eu mesmo tenho lido muitos. Como jornalista e fotógrafo sigo diariamente uma rotina de leitura. Os blogs de fotografia estão não podriam ficar de fora da minha lista de leituras obrigatórias. Vou compartilhar alguns com vocês. Mas, antes quero salientar algo.

Nesse redemoinho louco do hábito de consumo de informação rápida, de textos curtos – muitas vezes só a leitura do título – ou mesmo só de imagens – ler textos (o famoso textão) parece uma tarefa árdua, fora de sintonia. Fazer textos, longos, mais contextualizados, com informações gerais e exemplos especifícos, parece ainda mais ingrato e contraproducente. Contudo, a coisa não é bem assim. A leitura vai bem e segue em alta. De repente, reflexo da informação ruim (fakes news e tudo de bosta que inunda a internet).

Não pesquisei dados para corroborar essa afirmação. Estou me baseando numa experiência pessoal e pelo que vejo nos principais veículos de informação – gerais e especializados.

Costuro nessa coisa de blog desde os primórdios. Lembro de ter um boom de canais, de todos os gêneros. Como toda novidade, no começo não foi lá vista com muito bons olhos – principalmente em algumas camadas no jornalismo profissional. Natural. Porém hoje está essencial e tem até blogs que são tão lidos quanto o próprio veículo que o agrega. É um universo com publico fiel, interessado, adpeto da leitura e que sempre tem informações relevatntes. E pelo jeito vem ganhando força novamente. Espero!!!


Follow
Instagram: @andrerodriguesphoto
Twitter: @andrerodriguespictures
Facebook: AndréRodriguePhoto
More on: www.andrerodriguesphoto.com.br

 

 

Blog-se
Particularmente gosto muito dos blogs de fotógrafos. Simplesmente pelo fato de ser um canal bem pessoalizado e com muita informação intrínseca à atividade. Ou seja, experiência profissional e visão de mundo do fotógrafo.

Sigo diversos sites, desde os ligados aos grandes canais de fotografia, como National Geography, Big Picture, agências, portais nacionais como Fhox ou Portal Photos, ou mesmo de fotojornalistas que contam como é a rotina por trás das reportagens ou projetos. Na verdade, esses são os que mais gosto. Uma verdadeira aula de fotografia.

Abaixo eu listei sete canais que visito diariamente. Se você não lê blogs fica aqui o incentivo. Você pode começar por esses.

1 – Proof – Picture Stories
Proof – espaço da National Geographic (EUA) com trabalhos de seus principais colaboradores. Aborda histórias visuais ao redor do mundo com temas que vão desde cultura, história, comportamento, viagens e aventuras, meio ambiente e tudo mais que seja a cara da NG.

2 – Lens
O Lens do New York Times dispensa comentários. É um blog de fotografia, vídeo e multimidia dos fotógrafos do Times. Para os interessados em Fotojornalismo é uma boa pedida.

3 – Peta Pixel
Impossível não citar o PetaPixel. Espaço que fala de fotografia desde 2009 e agrega de tudo um pouco do universo fotográfico. Editado por Miachel Zhang, tem artigos sobre fotógrafos, equipamentos, tutoriais, curiosidades, e muito mais.

4 – Joe McNally
Site do fotógrafo Joe Mcnally. Boa pedida para os nikonzeiros de plantão. Você pode vizualizar os trabalhos, principalmente os excelentes retratos feitos por esse celébre fotógrafo. Como todo bom vendedor de workshops e conferências, ele não entrega muito. Você não vai encontra um tutorial da coisa todas, mas é legal para ver os bastidores e histórias. Os posts mais vendem os produtos do que a maneira de fazer. Normal.

5 – Photo Booth – New Yorker Magazine
Photo Booth é um um blog do departemento de fotografia da revista New Yorker, que é uma revista sobre política, cultura americana e internacional, humor (ácido), moda, arte e tudo mais.

6 – PhotoShelter
Blog da PhotoShelter – aquela empresa que vende plataforma para fotógrafos. Tem artigos, podcast, opinião, dicas sobre marketing e mercado. Além disso eles evententualmente publicam os Guias de fotografia – rua, natureza, entre outros. Dá pra baixar que é free.

7 – Ed Kashi
Um dos meus fotógrafos de referência é o Ed Kashi. Aclamado fotojornalista, representante da Agência VII, aborda questões de impacto e relevância com temas de geopolítica, ambienteais e sociais. De seus últimos projetos, abordou vítimas de doença renal crôncia, principalmente os trabalhadores agricolas em regiões remotas e com pouco controle sobre agrotóxicos. Sem mais apresentações.

Há uma lista enorme nos meus favoritos, entre sites e outros blogs. Por exemplo, para não deixar de mencionar um brasileiro, também vejo o blog do Pedro Martinelli. O blog da Escola de Imagem. Dou uma vizualizada no blog da revista frances Photo, nos colunistas da revista Zum, no blog do fotojornalista do jornal Público (Portugal), Paulo Pimenta, entre outros canais.

Muitas vezes sinto a falta de ler sobre o trabalho de algum fotógrafo que eu sigo ou gostei do trabalho. Fica a dica aí. Fotógrafos, por favor criem ou atualizem seus blgos. E você que chegou até aqui (com muita garra e força de vontade), leia, incentive e compartilhe.

Para saber so o fotógrafo publicou algo, basta ir lá e cadastrar seu email no mailing de newslleter. Quando ele publicar, você recebe o alerta sobre o artigo.

Bem, fico por aqui e se você tem alguma sugestão de blog, manda aí nos comentários. Abraço!


 

 

 

 

 


André Rodrigues, born in 1977. Brazilian photographer. freelancer, based in Curitiba, Brazil.

He began photography in a didactic way, did small work and collaborated with local agencies and newspapers. He graduated in Journalism and worked as a journalist. He works on a long-term project entitled “Vote in Pictures”.

Recently it is dedicated to varied questions, documentary photography, contemporary issues, religion, peoples, politics and human behavior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s