Foto e Goolll!!! Fim de semana no futebol

O fim de semana foi a vez de frilar no futebol. Dois jogos esquentaram a rodada de eliminatórias na Taça Dirceu Krüger – Campeonato Paranaense. E lá fui eu para cobrir os jogos para os jornais Gazeta do Povo e Tribuna do Paraná. Os times de Curitiba se deram bem e eu também. As fotos acabaram na capa do jornal Tribuna do Paraná.

No sábado (6), o Athletico PR jogou contra o Rio Branco PR. O time rubro-negro levou a melhor e venceu pelo placar de 3 a 1. O Athetico está numa fase sensacional e com o time B deu um show, com direito a gol de bicicleta.

O Coritiba Foot Ball Club encarou o Londrina. Num jogo sofrido no primeiro tempo, o Coritiba levou um gol. Mas, o time do Alto da Glória conseguiu virar o placar e encerrou a partida desclassificando o Tubarão. [ Sim, a gente sempre usa esses apelidos para se referir aos times quando vai escrever ou falar sobre eles ].

Edição impressa do jornal Tribuna do Paraná / segunda-feira 08/04


Cobrindo futebol

Aquela coisa de sempre. Separa o equipamento, faz o check list e segue para o estádio. O credenciamento com a Federação é feito anteriormente, contudo é necessário chegar no estádio pelo menos com 1 hora de antecedência

Foto: Geraldo Bubniak
Foto: Jairton Conceição – cinegrafista RPC

Há diversas regras e normas que precisam ser respeitas. Além do horário para checagem do credenciamento, vale atentar para os locais de posicioamento – geralmente atrás das placas de publicidade na linha do gol. O profissional também precisa vestir o colete de identificação de “foto”. Também é preciso ficar sentado – então é bom levar um banco ou pegar um, que é disponibilizado pela Federação, para não atrapalhar a visão dos torcedores, afinal, eles pagaram e tem o direito de assistir tranquilamente o jogo.

De resto é só torcer para o equipamento não falhar, não “dar pau” no sistema de transmissão  – para envio das fotos para a redação online. Bom ter na bolsa uma capa e guarda-chuva caso chova – como foi o caso desse fim de semana. Ah! Também vale contar com a sorte e fazer o serviço direito. Ihhhh!


Sem bike

O jogo vai para os acréscimos, você faz o quê? Vai guardando o equipamento e se aprontando para ir embora. Nãaao, melhor não.

Geralmente sigo o velho conselho de só guardar o equipa no apagar das luzes. Tem de ficar atento até o último segundo. Isto é, não dê como encerrada a partida. Pode acontecer algo e você perder. Ou melhor, de repente ser o único a ter a imagem.

No jogo Athletico PR contra o Rio Branco, no finalzinho da partida, o jovem atacante do time aspirante, Bill, fez um golaço de bicicleta. Não botei fé na jogada e acabei perdendo o lance. E olha que gosto de registrar os lances de bola.

Minutos depois recebi a mensagem perguntando acerca da jogada de bicicleta. O jornal pretendia usar a foto, pois a chamada era justamente nesse sentido. Como não estava atento perdi o lance.

Depois, entre os colegas, perguntamos se alguém tianha feito a fotos e tal. Bem, um colega contou que também recebeu a pergunta no whats no fim da partida. “Você pegou a bicicleta?”. “Não, não fui de Uber mesmo”, brincou acerca do fato de também não ter registrado o bonito lance nos acréscimos da partida.

Pelo jeito eu devia seguir meu próprio conselho de não guardar as coisas antes do apagar das luzes. Vai que… Contudo, na verdade, gostei da foto do goleiro logo após levar o gol. Ele ficou asssim, meio chateado…


Tem alguma pergunta sobre esse assunto ou sobre as rotinas no fotojornalismo, só mandar aí e logo dou um feedback. Se quiser pode mandar críticas. Fiquem bem e até!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s