Ficar atento às tendências pode ser muito útil, principalmente para quem trabalha na áreas das artes e comunicação visual. Independente do tipo de trabalho, seja ele mais autoral ou de amplitude comercial, o processo criativo será fundamental na criação da peça. No que diz respeito à fotografia, não seria diferente.
No workshop “Projeto fotográfico – da idealização à realização”, para fotógrafos interessados em desenvolver um trabalho fotográfico com mais embassamento e potencialidade, a questão das tendência é um dos pontos abordados em aula. Chamo atenção justamente para prestar atenção às principais tendências e comportamentos na hora de esboçar ou mesmo conceiturar um ensaio. Entre as referências utilizadas para corroborar a questão está a lista da publicação do relatório anual Shutterstock.
Beleza! Mas qual a relação que isso pode ter com a fotografia ou mesmo o desenvolvimento de um projeto fotográfico?
Observar questões especificas de um momento na sociedade pode ser uma boa base para uma proposta inicial, ideia ou tema. Além disso, também vai encrementar o processo criativo e, assim, tornar o trabalho mais atrativo, em especial e contemporâneo.
Por exemplo, em 2018, segundo o relatório da Shutterstock, a “fantasia” – do genêro fantástico, ficção, etc – estava na topo das principais formas de criação. Destaque também para o “minimalismo” e para o uso de “tons pastéis contemporâneo”.
Você pode ter notado a grande oferta de filmes e séries com essa pegada. E o efeito avalanche é natural. A coisa começa a ser mimetizada e aparece não só na literatura e cinema, mas também nas artes, no vestuário e até no comportamento.

No que tange a Fotografia, caso você seja um fotógrafo comercial, de social, provavelmente registrou algum aniversário infantil com unicórnios e seres do mundo das fadas. Além disso, o genêro influenciou não só a forma, mas também o conteúdo. Fotógrafos criaram imagens com forte apelo onírico e fantasioso, fazendo uso de produção e pós-produção (tratamento e cor), tanto em locações (cenários e ambientes) ou na própria direção – portrait por exemplo. Mise en scène que funciona muito bem num trabalho autoral. Dê uma olhada no trabalho de glamour e dark do Haris Nuken.
No quesito cor, o apelo de tons pastéis floresceu em imagens no perfis de criativos no Instagram. Veja o trabalho de Ice Crem Books, Mathieu Venot, “Water Polo” de Hardibudi. Só para ilustrar alguns.
Observei que foi muito usado, inclusive nas produções de gastronômia na foodphotography e até para arquitetura e retratos.
2019
Algumas tendências criativas já começaram a ser exploradas no universo da arte, da moda, beleza e segmentos da comunicação visual e mídias. De acordo com o relatório desde ano, uma boa pedida vai ser para o uso de cores chamativas, o retrô da década de 1980, o Neon, e de uma coisa que acho bem legal que é a cultura Zine.
Uma boa pedida para arriscar em seus novos projetos para esse ano. E reforçando novamente. Como?
Que tal aparecer nos seus trabalhos de fotografia como colagens, recortes e tudo mais. Artistas que utilizam a fotografia como meio, dos clássicos aos mais modernos, sempre utilizaram desse recurso como boa pedidada criativa. Arrisque dar uma olhada no trabalho Cat People Art, da Charly Techio, com recortes e colagens digitais.

Zine-se
Você pode se apropriar do conceito do Zine, com as colagens, cartons e desenhos, recortes e ilustrações e lançar um livro de fotografia em formato zine. Eu estou trabalhando nessa proposta ( ou pelo menos no sentido geral )tem algum tempo. Fotógrafos europeus distribuim muito material nesse formato – livretos com baixa tiragem, edição própria e tal. A velha e boa cultura do DIY ( Do it yourself). No projeto Voto em Imagens lancei na parceria com o fotógrafo Marcos Xreda, o “Indeleble” e o “F(V)OTO”. E já estou na produção de mais um outro projeto que cabe bem essa proposta.

Cor então, dá para usar e abusar da paleta e nuances com toda intensidade que sua criatividade mandar.
As propostas em relação à conscientização e meio ambiente estão com a sinalização de ascenção. Entre elas a questão do plástico. Você pode trazer isso para um projeto de fotojornalismo ou fotodocumentarismo, pois é um assunto relevante a todos.
Você tem alguma sugestão? tem alguma maneira particular de retratar? Comente aí.
Fiquem bem e até o próximo post!
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André Rodrigues, born in 1977. Brazilian photographer. freelancer, based in Curitiba, Brazil.
He began photography in a didactic way, did small work and collaborated with local agencies and newspapers. He graduated in Journalism and worked as a journalist. He works on a long-term project entitled “Vote in Pictures”.
Recently it is dedicated to varied questions, documentary photography, contemporary issues, religion, peoples, politics and human behavior.