De olho na moedinha

Futebol se disputa e decide na bola. Contudo, antes tem o jogo de azar. 50% de chance. Mas, no caso dos fotógrafos a variável é multiplicada exponencialmente x o fator perícia e sorte.


Numa cobertura esportiva, em especial do futebol, é natural a captação de inúmeras fotos durante uma partida. São imagens de lances, dos torcedores, das jogadas e divididas, da comemoração do gol, coisas extra-campo e tudo mais. Dentre tantas imagens, tem uma que ficou “convencionado” registrar- pelo menos entre alguns fotógrafos que cobrem futebol. É a tal foto da moedinha. A famosa “cara ou coroa”.

Foto: André Rodrigues

O lance da moeda é aquele momento antes do início da partida no qual o árbitro joga “cara ou coroa” para os times escolherem campo e saída de bola. Futebol decide na bola, mas o começo é no jogo de azar mesmo. Bem, pelo menos a probabilidade é de 50%. Mas no caso dos fotógrafos a variável é multiplicada exponencialmente x o fator sorte e perícia.

Saindo da matemática e voltando para a questão fotográfica, como dito anteriormente, são centenas de fotos feitas e apenas algumas são usadas. Esta também entra na lista das que muitas vezes acabam destinadas ao limbo do HD.

Foto: Jonathan Campos – imagem cedida com autorização.

Mas, o bacana é que as fotos são publicadas nas redes sociais e perfis dos fotógrafos. E alguns colegas gentilmente cederam algumas fotos dessa disputa da moedinha para ilustrar o post. Fotógrafos gabaritados do fotojornalismo esportivo. Entre eles: Geraldo Bubniack, Heuler Andrey, Valquir Aureliano, Jonathan Campos, Gisele Pimenta.

Foto: Heuler Andrey / cortesia do fotógrafo
Foto: Geraldo Bubniack. Cortesia do fotógrafo.

E numa dessas conversas para esse artigo, descobri que existe até uma “disputa paralela”, basicamente um desafio da foto do cara e coroa. Consta que a ideia é registar a moeda, mas não só ela sendo jogada e os jogadores olhando e tal. Tem de pegar no ar e de preferência no olho do árbitro. Ou até mesmo ela no ar só que extemamente alinhada no olhar e na horizontal. Fácil! Nem tanto.

Foto: Valquir Aureliano/Kiu
Jogo Paraná Clube vs Cascavel CR. Foto: André Rodrigues.

Eventualmente arrisco registrar o arremesso da moeda. Por fim, num trocadilho com uma expressão antiga do futebol, vou tentar pegar ela quando cair. De repente, vai que cae em pé.

Agradeço todos os colegas por cederam as imagens. Sucesso a todos vocês. Dando uma olhada no portfólio da galera – inclusive os caras de SP – tem tanta foto legal que daria uma boa exposição.

Fiquem bem, e até o próximo post! 


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s