Ops!!! Atrasado pro jogo. E agora, faz o quê

 

O Campeonato Paranaense de Futebol (2019), teve início com um jogo entre Athlético PR (ex-Atlético -PR) e Cascavel. Pois bem, jogo de abertura de campeonato, tudo muito fácil, tudo muito tranquilo. opa, perá…. Até eu chegar atrasado e não ter como entrar em campo para realizar a cobertura fotográfica.

Fica desesperado? Chuta o balcão? Liga pro chefe? Nada, relaxa e pensa numa segunda opção. E resumindo a coisa toda, neste caso a opção que restou fazer a cobertura meio tipo “visão de TV” . Entretanto, posso dizer que até gostei do resultado e arrisquei mais opções pra testar o que chamei de “cobertura do jogo com fotografia linguagem de TV”.

Da pauta de um jogo até a foto lá no jornal existe um caminho de vários procedimentos. Entre eles: pautar o repórter, credenciamento do veículo e do profissional no órgão responsável – no caso, a federação – equipamentos adequados, ir para o estádio e retirar o colete no horário (ops!), posicionar-se em campo, envio de fotos, equipe do jornal e por fim a publicação.

Quem vai trabalhar na cobertura de um jogo precisa chegar com pelo menos 40 minutos de antecedência, passar pelo “check in” – com a federação – retirar o colete e efetivamente ir para o trabalho. E foi bem nessa hora que deu “chabu”. Meu relógio marcava 16h08 – o jogo era às 17h – quando encostei a barriga no estande da Federação Paranaense de Futebol. Mas, a Francisca (ou Chica, como é conhecida) me olhou com aquela carinha e já emendou “a Júlia (pessoa da FPF responsável pelo credenciamento e listagem da imprensa) faz uns 15 minutos que desceu”. O relógio tinha parado e na verdade já era passado o tempo [maldito celular desregulado!!!!]. Tchau campo, tchau jogo.


Opção enquadramento de TV

A opção foi fazer o registro lá da cabina destinada à cobertura e transmissão do pessoal das Tvs e rádios. Nada inédito, pois geralmente é o lugar que a galera fica quando se atrasa ou algo do gênero.

A espaço é localizado no último andar [no caso do estádio Joaquim Américo – a Arena da Baixada – fica no 6 piso]. A visão deste é bem daquele enquadramento que você vê na TV. E era isso que dava pra fazer. Quem não tem filé frita ovo mesmo.

Fiquei um pouco nervoso porque deu esse “probleminha” e tal , ainda mais pelo fato de não envolver só eu, mas também o editor de fotos e o pessoa da editoria de esportes. Porém, como costumo dizer, é o que tem pra hoje. E no fim das contas, até gostei do resultado. Claro, tem lá suas limitações, contudo, também têm suas vantagens.

Foi uma maneira de fugir do que eu sempre tinha feito ali no futebol. Consegui ver lances de forma mais ampla, ter fotos dos técnicos de ângulos diferentes, composições diversificadas incluindo linhas, espaços negativos, entre outros manobras fotográficas, por assim dizer.

Lá de cima, novamente
Gostei desse negócio de “ver lá de cima” que até voltei para um segundo jogo. Agora não por falha minha ou falta de opção, e sim para ter mais lances com essa estética de “foto com visão de tv”.

E foi no jogo Athlético e Coritiba. Fui como um fotógrafo extra. Algo tipo só pra fazer essas outras imagens “lá de cima”. Levei a lente Canon 400mm e mais um duplicador (2x). Confesso que a visão ampliada recortou muito e acabei usando muito pouco.

Foi uma experiência interessante e que remete muito aos desafios dos profissionais de imagem. Isto é, você não volta para redação de mãos vazias. Como diz o chavão: jogaram limão em você, faz a limonada e traz. Além disso, você é um fotógrafo e vale explorar o que tem. Digo não só em relação aos equipamentos, mas também ao mode de ver. De repente, aquela dificuldade é onde está a sua foto. Seja flexível, maleável e criativo. Isso é a linguagem fotográfica. Vale arriscar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 


Curtiu esse conteúdo? Compartilhe e se tiver um tempinho veja as postagens anteriores. Também vale deixar sua opinião e sugestão pra que eu possa bolar algo do seu interesse.

Fiquem bem e até o próximo post!


Follow
Instagram: @andrerodriguesphoto
Twitter: @andrerodriguespictures
Facebook: AndréRodriguePhoto
More on: www.andrerodriguesphoto.com.br

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s