A glória da vitória

Uma campanha eleitoral tem vários momentos. Para o candidato e sua equipe, são meses de planejamento e ações políticas, estratégicas, até se consagrar com o resultado das urnas com a vontade popular da maioria. E como em outros jogos, só há um vencedor.

Nas eleições 2018, no Paraná, a disputa para quem comandará o Estado foi vencida pelo candidato Ratinho Junior. O candidato levou a melhor nas urnas e venceu a candidata e, atual governadora, Cida Borghetti. Como é de praxe ao novo governador foi ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para celebrar a vitória em primeiro turno e lá teve uma calorosa recepção.

Comumente o local é tomado por jornalistas, repórteres, fotógrafos, cinegrafistas e todo o aparato da imprensa. Contudo, também é tomado pelos cabos eleitorais e correligionários políticos que querem participar da celebração com seu candidato. Quando o político vencedor (geralmente governador – eleições majoritárias – e prefeito – municipais) chega, a correria é geral.

A imprensa se acotovela na tentativa de conseguir boas imagens ou declarações antecipadas – mesmo sabendo que tem a coletiva. O pessoal que trabalhou com o candidato corre, grita e festeja como se fossem torcedores celebrando a vitória de seu time numa final de campeonato. Os seguranças passam poucas e boas para garantir a integridade da galera.

Na hora do vamos ver, você é empurrado, amassado, jogado pra um canto e pra outro. Jornalistas disputam com unhas e dentes a melhor posição. Enfim, é uma loucura. Toda uma organização, tipo meio que pré-estabelecida, vai para o além e se torna cada um por si e Deus pra todos.

Tsunami da vitória
Para essa eleição, eu não tinha como prioridade o registro da chegada do candidato. Meu trabalho com o jornal foi realizado pela manhã. Contudo, como acabei indo para o tribunal para ter algo para o projeto Voto em Imagens.

Quando o novo governador chegou não me empenhei em ir lá para fora do prédio e começar a fotografar como a maioria fez. Eu basicamente me encostei num balcão e fiquei ali esperando ele passar. Se desse boa, beleza. Caso contrário também não ficaria triste porque não era o tipo de imagem que eu realmente precisava.

Quando a muvuca chegou à porta, foi quase como uma onda quebrando na praia em tempo de ressaca. Melhor, um tsunami empurrando tudo. Por um momento achei que a porta do tribunal viria ao chão.

Fui arrancado do meu ponto e levado pela onda. Eu rodava como um tronco na enxurrada. Num dado momento achei que ia cair. O que não seria legal, pois provavelmente ia ser pisoteado. Ufa, isso não aconteceu.

Entre cotoveladas, gritos, suor partidário e no meio do empurra-empurra, eu levantava a câmera para fotografar. Numa empurrada de sorte (tinha de fazer esse trocadilho), acabei ficando cara a cara com o governador. Apartei o botão disparador sem dó e deu pra salvar algo.

Essa hora não é momento de inventar moda. Você vai meio que na sorte. Apesar da dificuldade de enquadrar, compor algo ou até mesmo fotometrar, a situação em si favorece. Coloquei uma grande angular (28-70mm) na EOS 1Dx e seja o que o a câmera quiser.

Além do mesmo
Por fim, consegui algo dentro do contexto que busco na cobertura. Geralmente, no “jornalismo de jornal”, as fotos tremidas ou com uma linguagem mais arriscada – contraste, sombra, leitura polissêmica e afins, acabam ficando de fora e nem ganham espaço. Prevalecem as costumeiras fotos de “V” de vitória, candidato sorrindo, abraçado, entre outras mais clichês.

Não digo que não é pra fazer ou ter essas fotos; pelo contrário. Faz, e depois faz o extra como a gente diz. Mas, em especial o extra é que cai bem no meu caso. E esse tipo de imagem, esse tipo de momento, situação, que se encaixa bem na proposta do Voto em Imagens.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Este post você confere um recorte daquele momento e da entrada do candidato e a correria que é. Sente o drama.
Fiquem bem e até o próximo post!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s