Numa vasculhada nos arquivos, resgatei esse ensaio que foi parte de uma história encabeçada pelo jornalista Diego Antonelli . Em 2014, nos tempos de Copa do Mundo, fomos atrás de outro tipo de pelota. Não se deixe enganar, o jogo é disputadíssimo e precisa de condicionamento físico pra aguentar.
Intensas disputas rolam no bairro Água Verde. Jogos disputadíssimos entre senhorzinhos – e outros nem tanto assim. Mas, não se trata de futebol ou de uma pelada e sim da tradicional bocha (ou bocce), rolada. Esporte da italianada boa gente que é praticado toda quartas e sábados na Sociedade 25 de Março.
O jogo tem lá suas singularidades. A maneira de se jogar é bem especifica e cada jogador tem sua bola que é armazenada num estojo. Pantufas e chinelas também são itens para a prática – em respeito aos cuidados feitos pelo octogenário Flávio Bolinsenha com a “cancha”. Só entra na disputa quem estiver devidamente paramentado com as pantufas ou chinelas. “
“Os “meninos” da bocha deslizam na cancha, “alisam” as bolas para jogadas de efeito com a estratégia que nasce a cada movimento repleto de concentração e perfeição.
Pauta leve e descontraída que acabei optando pela conversão para o P&B. Um quê de saudosismo – pois, ao fotografar os veteranos da Sociedade 25 de Março lembrei-me dos tempos de infância em que acompanhava os jogos de “Malha”, realizados antes da macarronada de domingo.
“Para saber mais acerca desse jogo, vale assistir ao vídeo “Como jogar bocha”, com reportagem de Lana Carvalho, imagens de Hélio Costa Júnior”
Obrigado! Fiquem bem e até o próximo post
Follow Instagram: @andrerodriguesphoto Twitter: @andrerodriguespictures Facebook: AndréRodriguePhoto More on: www.andrerodriguesphoto.com.br