“A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana.” – Charles Darwin
A relação com os animais mudou muito de uns tempos para cá. Cada vez mais eles foram ganhando espaço dentro de casa e hoje têm status de mais um membro da família. Ou como diz um amigo: “Eu não tenho um bicho de estimação, tenho um irmão que mora com a gente”.
Estamos evoluindo nessa relação com os nossos animais, entretanto, ainda há maus-tratos, gente achando que é bicho de pelúcia, descaso e abandono. Falta de interesse e políticas públicas nesse sentido. Enfim, teríamos assunto pra debater.
Por outro lado, há quem não meça esforços para ajudar um bichinho abandonado. É o caso de ONGs, protetores, lares, petshops, promotores de feiras, entre outros da comunidade.
Contato que tive por meio de meu trabalho comercial deste fim de semana.
Retrato pet
A sessão fotográfica rolou num evento de adoção promovido pela lavanderia Lav Zoo – a primeira especializada em animais – em parceria com o Instituto Fica Comigo.
Geralmente nesse tipo de trabalho externo, opto pela simplicidade. Montei uma estrutura de fundo e 2 tochas. Depois acabei usando somente uma fonte de iluminação.
A proposta era fotografar quem adotasse um cãozinho – e quem mais tivesse afim. Infelizmente não rolou adoção, mas deu sim pra fazer algumas fotos. Fotografei algumas pessoas que foram ao evento. Bem, as crianças sempre dão um show e garantem uns bons retratos.
Mercado
A fotografia pet está numa crescente. O mercado bruto movimenta muito dinheiro. Fotógrafos estão diversificando e adaptando o estúdio para receber esse tipo de demanda. Inclusive este é uma das tendências fotográficas deste ano , segundo artigo da revista Phox. Também vale assistir: o vídeo da Pequenas Empresas Grandes Negócios.
No trabalho comercial venho desenvolvendo um trabalho nesse gênero. Para quem gosta de animais é uma boa pedida. O ensaio pode ser interno e externo – em parques ou na casa do cliente.
Sugestão de Saidera
Tenho acompanhado o trabalho de vários profissionais e fotógrafos especializados. Fica aqui a sugestão para dar uma conferida no trabalho do fotógrafo Vicent Mussi, (site do estúdio) da National Geographic (NG).
Gosto do jeito classudo, simples, limpo e bonito. Digamos, até meio formal de como ele faz o retrato de animais. Vagando mais além do antropomorfismo animal e tal. Mas isso é problematização demais pra esse post. Fica pra outro.
Obrigado! Fiquem bem e até o próximo post
Follow Instagram: @andrerodriguesphoto Twitter: @andrerodriguespictures Facebook: AndréRodriguePhoto More on: www.andrerodriguesphoto.com.br