Especialização – para ir além do clique

O universo da Fotografia é amplo e cada área tem suas especificações. Logo, o aprendizado e aperfeiçoamento devem ser constantes, tanto em aspectos técnicos, quanto teóricos. Atitude que leva ao diferencial e refinamento.

Além disso, cedo ou tarde, você vai “se deparar com a sua obra”. Sentir a necessidade de ter algo pungente. De repente, tocar um projeto fotográfico, elaborar uma exposição ou até mesmo editar uma publicação. Ou seja, algo que você possa defender e sentir que está no caminho certo.

Atualmente, tudo que você precisa está na internet. Tem tutorial de como faz tal coisa, tem o vídeo do youtuber, tem uma receita de bolo pronta pra juntar ingrediente e levar ao forno. E isso é muito bom pra falar a verdade. Eu mesmo eventualmente a uma dica técnica ou esquema. No meu tempo, no máximo você esperava a revista chegar às bancas ou aprendia mesmo com um colega – disposto a compartilhar – isso não foi tão comum comigo.

São meios notáveis, mas acredito que vale somar a pessoalidade. Por isso, toda vez que me perguntam se vale a pena gastar num curso, workshop, congressos ou algo similar, a minha resposta é sim; com toda certeza.

O contato direto com colegas, o debate crítico e a troca de experiências (erros e acertos), ajudam muito no desenvolvimento. Não é um atalho simplesmente, é solidificar o caminho. Contribui para entender você entender a razão é a profundidade do que você está fazendo. Em especial do arcabouço conceitual de qualquer trabalho fotográfico.

Na pior das hipóteses, caso você se depare com um conteúdo que já abordou aquele assunto, sempre há espaço para algo novo ou uma interpretação diferente. Tal como a gente pede para dois fotógrafos tirarem foto do mesmo lugar. Nunca serão iguais. Por mais que tente. Justamente nesse sentido, digo que vale investir em cursos, workshops, palestras, congressos, livros, e até mesmo no velho bom bate papo sobre fotografia.

Por isso, quero deixar a sugestão para você conhecer o curso de Especialização em Fotografia Autoral e Projeto Fotográfico.

O curso
Fotografia Autoral e Projeto, do Centro Europeu, em Curitiba, é um curso que nasce voltado para quem deseja ir além do clique, ultrapassar a fase do single shot, pensar antes de clicar. A proposta é que você compreenda, aprenda ferramentas e até mesmo desenvolva mecanismos para elaborar um trabalho mais específico.

De forma geral, isto quer dizer que você terá condições de pensar um ensaio, seja na área documental ou de arte. Produzir, editar o material, entender o processo básico para elaboração de projetos e editais culturais existentes, elaboração de portfólio e até mesmo ter as dicas para a curadoria e montagem de uma exposição. Sem falar que você pode contar com a análise dos professores com o objetivo de acompanhar suas evoluções. Legal não é mesmo!!

Falando em professores, você vai ter um tempo com Alexandre Mazzo, Milla Jung, Henry Milléo, Jul Leardini, Margit Leisner. Além dos convidados e contribuidores.

Sobre projeto
Eu também estou nesse time. Abordo acerca da concepção geral de uma ideia, desde o processo criativo – como tema, pesquisa, conceituação –, ao desenvolvimento (escopo de um projeto, se vai ser de curto, médio ou long-term, tipos de ensaios, multimídia, storytelling, etc). Apresento exemplos pessoais, estudos de casos, dicas e sugestões.

Pense por um momento. Nesse nosso universo fotográfico de exponencial produção fotográfica, com imagens a todo o momento na sua timeline, ficou imprescindível presença, diferencial e consistência. Por conseguinte, ultimamente defendo que cada fotógrafo, independente da área de atuação, tenha e explore um projeto pessoal.

O que também me leva a um ponto relevante que abordo: te incentivo ao conceito de materialização. Ou como costumam dizer na minha área: “foto na gaveta (HD) ninguém vê”.

A ministração desse conteúdo tem tido um feedback bem positivo. A ideia é levar conhecimento de forma direta, sincera e com muita paixão (não poderia ser diferente). Compartilho minhas experiências, acertos e também de erros – sim, têm muitos e foi com eles que mais evolui.

O início do curso está previsto para 19 de junho. Ainda tem um tempo para se informar, ligar no Centro Europeu, tirar dúvidas e conversar com quem já fez o curso ou participou de alguma tutoria.

Por fim, acredito que vale sim esse tempo e investimento. Pois, como disse no início desse artigo, chegou de ir um pouco além. Ter um tempo, uma imersão para você entender sua fotografia, seu papel como fotógrafo e pensar o caminho que você quer construir.

Serviço:
Especialização em Fotografia Autoral e Projeto Fotográfico.
Onde: Centro Europeu – R. Benjamin Lins, 999 – Batel | Curitiba | Paraná | Quando: Próxima turma em Junho de 2018.
Tel.: 41 3233 6669

Obrigado! Fiquem bem e até o próximo post


Follow
Instagram: @andrerodriguesphoto
Twitter: @andrerodriguespictures
Facebook: AndréRodriguePhoto
More on: www.andrerodriguesphoto.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s