Fotojornalismo Sangue Bom

Fotojornalismo Sangue Bom


IMG_3614

Participo da mostra “Fotojornalismo Sangue Bom – 2015” com 2 imagens selecionadas. Uma das imagens foi capturada na comentada “Batalha do Centro Cívico” e outra de um jovem em situação de apreensão que fiz numa pauta no jornal Gazeta do Povo. A instalação fica no saguão da Faculdade de Direitos da UFPR, em Curitiba, e segue durante até a próxima semana. A iniciativa é do Sindijor-PR e Arfoc-PR.

Há pouco mais de um ano eu cobria a manifestação dos professores na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, cidade de Curitiba. Incidente que ficou conhecido como a “Batalha do Centro Cívico”. Naquele 29 de abril, segundo estimativas, mais de 20 mil manifestantes entre professores, educadores, sindicalistas, militantes, jovens, simpatizantes, protestavam contrários à votação de um projeto que alterava o fundo de previdência da educação. O dia estava um tanto que cinza.

No caso desta foto, eu estava bem perto das grades de isolamento à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e presenciei quando as grades foram ao chão e todo o principio de confusão.

Nesse tipo de cobertura tudo acontece muito rápido e é preciso ter uma boa percepção. Eu estava com uma lente 16-35mm. A velocidade de disparo estava na média dos 640. Escolhi ficar bem perto, numa posição bem a diagonal do que estava acontecendo. Escolha boa e ruim – fiquei levemente ferido com um tiro de bala de borracha.

Tempos difíceis
Essa imagem diz respeito a uma pauta realizada no educandário Santa Felicidade, em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba. Mostrar o perfil e a realidade de jovens que são apreendidos. Particularmente sai tocado, porque tudo acaba sendo triste.

Siga @andrerodriguesphoto [ Instagram ] 

Naquele dia conversamos com os responsáveis do local e alguns jovens – que foram escolhidos. Havia o compromisso de resguardar a imagem dos jovens. Das várias imagens que fiz, acabei gostando dessa, pois o retrato do rapaz – com um livro de Charles Dickens que estava numa mesa – caiu bem em relação à questão. Ou seja, a difícil fase e vida desses jovens que passam por desigualdade social, problemas familiares, crimes e delitos, pobreza, falta de amor, entre outros problemas. A lente usada foi uma 50mm f/1.4. Por fim, conversamos sobre essas questões complicadas da vida e chegamos à conclusão que são “tempos difíceis” realmente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s