Insistindo na foto

Insistindo na foto


A série do ‪‎Iluminados‬, a qual venho realizando há algum tempo, tem lá suas peculiaridades. Um conjunto de ‪fotos de rua (streetphoto)‬, mas não tão despojadas ou feitas ao acaso, principalmente no que diz respeito ao seu conceito e estética. Segue lá suas intenções – quando é possível (risos). E falo disso neste post.

A Rua XV de novembro, no centro de Curitiba, já rendeu algumas imagens para esse projeto. E justamente ali optei por mais uma. Um imobiliário urbano, divinamente iluminado no fim de tarde.

Você, de repente, pode me seguir no Instagram. 
Então segue lá: @andrerodriguesphoto

Então, câmera na mão e vamos lá.  O lugar é bom, ideia inicial definida, a luz é perfeita (a que optei para essas fotos – essa luz dura poderia ser o ódio de outros). Falta o conteúdo. Digo a composição e elementos para dar um toque final. Minha ideia era ter uma combinação de elementos que coincidisse com a inscrição no imobiliário, criando assim um relação figura-fundo. Mas a coisa não é tão simples.

Bem, posso dizer que fui ao local pelo menos cinco vezes. Ficava lá aguardando uma combinação melhor de luz, arquitetura e pessoas. Para ajudar, meu tempo de disparo era bem curto. Eu tinha no máximo uns 20 minutos para ter a sorte de ter elementos que correspondessem com que eu tinha em mente. Ou seja, no caso dessa imagem dependo de uma luz incidente que vai das 16 às 16h20, no máximo. Depois disso não corresponde ao que busco para essa foto e proposta do conjunto – e isso vale para outras desse projeto.Depois disso, o feixe de luz do sol muda de posição e adeus, só no outro dia.

Para ajudar você também tem que contar com a sorte, pois tinha vezes que passava muita gente, outras não passava ninguém. E foi assim, algumas vezes.

As imagens seguiram o mesmo padrão no enquadramento. Utilizei uma 70-200 mm – fechando (e achatando) para aproveitar os planos de sombra – obelisco do relógio e prédios atrás do imobiliário. Com o sol ainda intenso, o disparo pode ser na faixa do 1/800 em f/8 a f/10 – vale lembrar que trabalho com a fotometria em pelo menos um ponto ou um ponto e um terço mais fechado.

Acho que valeu insistir. Obtive o que tinha em mente. Uma mistura dose de ‎paciência‬ e ‪‎insistência‬. A ‪‎fotografia‬ tem dessas coisas.

Obrigado e até o próximo post!!!

A ideia era ter elementos coincidentes com o imobiliário, criando assim uma relação figura-fundo. Acredito que deu certo. Minha escolha e edição final. 22/04/2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s