Sobre fotógrafos [1]

Foto e texto: André Rodrigues (instagram: @andrerodriguesphoto)


 

Dias atrás estive a fotografar alguns colegas fotógrafos para uma série que pretendia editar. Aquele velho clichê de qual equipamento você leva e tudo mais. Acrescentei a questão de qual livro o teria influenciado. Algo assim… Não rolou, não foi pra frente. Legal porque a gente faz uma pausa e ouve os colegas – suas histórias, anseios e tudo mais. Desses, tive a oportunidade de conversar com a fotógrafa Isabella Lanave.

Dessa conversa, sai com o sentimento que Isabella é especial. Ela é jovial, politizada, engajada, cheia de vida, com uma simplicidade caracterizada na fala, no olhar e no sorriso. Tem personalidade e esbanja desenvoltura. Tem talento de sobra, pois sua fotografia mostra leveza, é humanizada, cheia de vida e cumplicidade, e que a torna ao mesmo tempo pungente. De repente por isso, ela tenha dito que a fotografia é “uma maneira de contar histórias, viver pelo outro e para o outro”.

Que tal aprender um nova lição? 
Então leia essa história particular: 
A última (grande) lição (sobre fotografia)

Ela segue nessa caminhada chamada fotografia (está se graduando em Jornalismo). E vai longe, com certeza. Digo sobre ela, com uma boa dose de certeza, que está entre os grandes talentos dessa nova safra – se assim posso dizer – da fotografia local (Curitiba). Registra os momentos com maestria de quem pode sentir.

Isabella carrega a câmera e mais outros itens paralelamente necessários. Um parêntese para dizer: haja tarefa ingrata que é fotografar outro fotógrafo. Duplamente ingrata, pois há ainda deixar-se fotografar. O livro “Recordações do Escrivão Isaias Caminha”, de Lima Barreto, está entre os que a influenciou. Tem certo apego a esse tipo de narrativa jornalística de resistência. Isto é, aquela que não menospreza as pessoas menos favorecidas, que não é excludente por raça, por cor, por credo, ou seja, que fala a verdade mesmo que a história não seja tão bonita.

Por fim, conversamos, bebemos algo e tecemos teorias sobre o mundo, sobre a fotografia e rimos. Se você não vai tirar um tempo para bater um papo com ela, fica a sugestão pra ver seu trabalho.

Para seguir no Twitter: @andrepictures

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s